Manuela Mendonça
Membro do SN da FENPROF e da Comissão Executiva da Internacional da Educação
O Barómetro Internacional da Saúde e do Bem-Estar dos Profissionais da Educação (I-BEST) é uma iniciativa conjunta da MGEN e da Internacional da Educação (IE), desenvolvida em parceria com várias entidades, entre as quais a Fundação MGEN para a Saúde Pública e a Cátedra UNESCO Educação e Saúde.
Este projeto baseia-se num inquérito internacional sobre a saúde e o bem-estar dos profissionais da educação, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário. A recolha de dados é realizada através de um questionário aplicado em 19 países e territórios, distribuídos por quatro continentes. A análise dos resultados, feita por uma equipa especializada, permitirá uma leitura global e por país, constituindo um instrumento fundamental para a defesa de políticas públicas que coloquem o bem-estar dos profissionais da educação no centro dos sistemas educativos.
A participação de Portugal na 3.ª edição do Barómetro, através da FENPROF e do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho, permitirá obter dados internacionalmente validados e comparáveis sobre as condições de vida e de trabalho dos professores portugueses. Para além do questionário quantitativo, serão dinamizados grupos de discussão, que possibilitarão a recolha de informação qualitativa e uma melhor compreensão das realidades vividas pelos profissionais da educação, contextualizando os resultados obtidos.
Para a FENPROF, este estudo assume particular relevância no atual contexto de revisão do Estatuto da Carreira Docente. A informação recolhida constituirá um importante suporte para a exigência de respostas políticas efetivas, que melhorem as condições de exercício da profissão e contribuam para enfrentar a grave falta de professores.
O sucesso desta investigação depende de uma participação alargada. A FENPROF assumiu o compromisso de garantir, pelo menos, mil questionários respondidos, mas, dada a importância deste barómetro para os professores portugueses, espera que seja possível alcançar um número muito superior. Para esse efeito, os sindicatos da FENPROF e o CIEC divulgaram o questionário junto dos seus associados e das escolas.
Renovamos, por isso, o apelo: preenche o questionário até 15 de março e divulga-o junto dos teus colegas. Cada resposta é essencial para construir uma visão rigorosa dos desafios enfrentados pelos profissionais da educação e para reforçar a luta por condições de trabalho dignas, que respeitem a saúde e o bem-estar de todos. Melhorar o bem-estar físico e mental dos professores é fundamental para garantir uma educação de qualidade. Contamos contigo!


