O projeto Green Cork da Quercus é um projeto de recolha de rolhas de cortiça usadas para reciclagem. Tem por objetivos principais recolher rolhas e financiar a plantação de árvores autóctones através do projeto Floresta Comum. Através da reciclagem de um produto natural sustentável, a cortiça extraída dos sobreiros, contribui-se para proteger a biodiversidade e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e o efeito das alterações climáticas. Também se valoriza a indústria do montado de sobro, uma indústria que se baseia num ecossistema com enormes vantagens ambientais e que é um suporte essencial à biodiversidade e aos ciclos da água e do clima, além de contribuir para a redução de CO2 na atmosfera devido à sua capacidade de retenção.
Uma das iniciativas do projeto Green Cork é programa Green Cork Escolas. O programa conta com a participação de Jardins de Infância, IPSS, escolas e agrupamentos de escolas e de escuteiros do CNE de todo o país.
O programa Green Cork Escolas escolhe todos os anos um tema à volta do qual se desenvolvem diversos desafios. Neste ano letivo associa-se ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável, promovendo diversos desafios que associam cortiça e as Ciências Básicas para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Desafio Enfeites de Natal com cortiça
Esse desafio ocorreu na altura do Natal
Desafio a Super Cortiça
Para os Jardins de Infância e 1ºCiclo do Ensino Básico e Lobitos do CNE. O ensino das ciências desde cedo abre o apetite para a pesquisa e é essencial para o desenvolvimento da humanidade. Além disso, os métodos científicos e a curiosidade podem ser transpostos para muitas outras áreas da vida pessoal, profissional e social: isso contribui para a formação de cidadãos responsáveis e autónomos.
A utilização de materiais naturais como a cortiça pode proporcionar inúmeras aprendizagens e incentivar a criatividade, contribuindo ainda para a consciência ecológica e facilitando a colaboração com os pais/famílias e a comunidade, tal como se recomenda para a Educação Pré-Escolar.
A realização de experiências e a identificação das propriedades de diferentes materiais (Ex.: forma, textura, cor, cheiro, brilho, flutuabilidade, solubilidade) são competências a adquirir. A cortiça, como material com características únicas, pode ser utilizada nas aprendizagens.
Desafio os Super Poderes da Cortiça e os ODS
2º e 3º CEB, IPSS e Exploradores e Moços do CNE.
Com este desafio pretende-se que se destaque o contributo da cortiça e do sobreiro para o cumprimento dos ODS.
A cortiça é um material biológico com características físicas e químicas únicas que as Ciências Básicas ajudam a conhecer. A reciclagem da cortiça contribui para o cumprimento dos ODS n.º 12: Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis, n.º 13 Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, n.º 15 Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.
Desafio Vídeo – Cortiça, Ciências e … Ação!
Ensino Secundário e Profissional, IPSS e Pioneiros e Marinheiros do CNE.
Com este desafio pretende-se que se pesquise e divulgue o contributo da cortiça e do sobreiro para o cumprimento dos ODS. A relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente pode ser abordada utilizando a cortiça.
Ciclo de Webinares - As Ciências Básicas, a cortiça e os ODS
Para dar nota dos temas desenvolvidos ao longo do ano, podem ser enviados até dia 10 de maio guiões de apresentações para o e-mail greencokescolas@quercus.pt, sendo que a 19 de maio decorre o Webinar Ensino Secundário, Profissional, IPSS, a 26 de maio o Webinar 2º e 3º Ciclos de Ensino Básico e a 2 de junho o Webinar Jardins de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Todas as informações estão disponíveis em www.greencork.org.
José Janela
Quercus