Novos Órgãos Dirigentes da FENPROF
Conheça os membros dos novos órgãos dirigentes da FENPROF.
Sessão de Encerramento do 13º Congresso da FENPROF
A intervenção do Secretário-geral da FENPROF foi um dos momentos mais marcantes de todo o Congresso Nacional dos Professores, com Mário Nogueira a deixar claro perante os delegados, mas também perante o Governo e até o Presidente da República, que os professores não vão baixar os braços e a luta vai continuar nos próximos três anos.
Veja também a intervenção do Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, e a atuação da CiM - Companhia de Dança.
Documentos aprovados pelo Congresso
Consulte aqui todos os documentos aprovados pelos delegados no 13º Congresso Nacional dos Professores, designadamente o Programa de Ação e a Resolução sobre a Ação Reivindicativa para o triénio 2019-2022, bem como todas as Moções apresentadas e aprovadas. Também pode encontrar o Caderno sobre o Ensino Particular e Cooperativo, IPSS e Misericórdias, e, ainda, a Carta Reivindicativa sobre a Formação Contínua de Professores e a Carta Reivindicativa do Departamento de Aposentados.
Resolução sobre Ação Reivindicativa aprovada promete uma intervenção consistente e permanente
Anabela Delgado, Secretariado Nacional da FENPROF
Intervenção de apresentação do projeto de Resolução
O 13.º Congresso Nacional dos Professores, depois de aprovar o seu Prohgrama de Ação por unanimidade, aprovou também um importante docuemnto estratégico para a ação dos docentes e onvestigadores - a Resolução sobre a Ação Reivindicativa. Uma resolução que promete exigir a negociação da recuperação dos 2923 dias em falta, logo no primeiro dia útil após a tomada de posse do próximo governo.
A luta continua pela Profissão Docente e pela Escola
Apelo criativo à unidade de todos os professores "Não fiquem parados a ver o que acontece...". A luta continua pela contagem de todo o tempo de serviço
Numa brilhante, criativa e oportuna intervenção, António Silva, delegado do SPZS, utiliza o poema "A Nêspera", de Mário Henrique Leiria, para, transformando o agente da história numa professora ou num professor, explicar o que acontece quando se fica à espera de ver o que acontece. E, assim, foi veemente a defender, ou melhor, a apelar a todos os docentes que não se fiquem, que se unam, que afirmem a força da sua razão prosseguindo a luta pela contagem de todo o tempo de serviço.
Programa de Ação aprovado por unanimidade
O 13º Congresso Nacional dos Professores aprovou, esta tarde, por unanimidade, o Programa de Ação da FENPROF para o triénio 2019-2022.
Consulte aqui o Programa de Ação aprovado.
Saudação do Presidente do SPGL ao Congresso
Este é um congresso que se realiza num momento importante, num momento em os professores, os educadores e os investigadores portugueses estão envolvidos em lutas que envolvem essencialmente a dignidade da sua carreira e o futuro da educação em Portugal. Este será de certeza como disse o SG da FENPROF, um congresso de reflexão luta e solidariedade.
É isso que queremos, e esperamos de uma FENPROF, que é respeitada, prestigiada e determinada na luta, mas também proponente e por isso reconhecida como a maior e mais forte organização sindical de professores em Portugal.
2.º DIA - TRANSMISSÃO EM DIRETO
Hoje, a transmissão em direto do 13.º Congresso poderá ser vista em
https://www.youtube.com/watch?v=4OfroZp4358
BOM CONGRESSO!
Apresentação do Projeto de Programa de Ação
João Louceiro, membro do Secretariado Nacional, apresentou o projeto de Programa de Ação subscrito pelo Secretariado Nacional da FENPROF que foi aprovado na generalidade pelos delegados ao Congresso.
13.º Congresso Nacional dos Professores aprovou Programa de Ação para o próximo mandato
O 13.º Congresso da maior e mais representativa organização sindical de professores, educadores e investigadores em Portugal, a FENPROF, aprovou, esta tarde, na generalidade, o Programa de Ação da FENPROF para o próximo triénio (2019-2022). A discussão e votação na especialidade deste importante documento orientador da ação reivindicativa da FENPROF vão decorrer durante o segundo dia de Congresso, amanhã, dia 15 de junho.
Terminado o prazo para apresentação de listas para o próximo mandato dos Órgãos Dirigentes da FENPROF, foi entregue uma lista candidata ao Conselho Nacional da FENPROF, encabeçada por Mário Nogueira, e duas listas candidatas ao Conselho de Jurisdição da FENPROF. Os novos Órgãos Dirigentes da FENPROF vão ser eleitos pelos mais de 650 delegados ao Congresso entre as 18 e as 19 horas de amanhã (15 de junho).
Retrospectiva e Cultura presentes no arranque dos trabalhos
Filme de Abertura do 13.º Congresso Nacional dos Professores
"A importância das conquistas de Abril na profissão docente. A ação dos professores"
Revja a sessão de Abertura do 13.º Congresso Nacional dos Professores
Intervenção do Secretário Geral da FENPROF
Apesar das condições de trabalho com que se confrontam, dos ataques de que têm sido alvo e do desrespeito por direitos que deveriam ser inalienáveis, os Professores em Portugal, com o seu esforço, dedicação, empenhamento e, muitas vezes, sacrifício pessoal, baixaram os níveis de insucesso escolar a mínimos históricos, o mesmo acontecendo com o abandono escolar, e, reconhecidamente, têm contribuído para o sucesso educativo dos seus alunos. Ou seja, como advogava Bento de Jesus Caraça, têm contribuído para desenvolver neles as mais diversas qualidades, tanto no domínio intelectual, como físico, artístico, moral e ético, preparando-os para uma intervenção ativa e consciente na sociedade.
FENPROF transmite em direto
- Orquestra Geração
- Filme de Abertura sobre os Estatutos de Carreira Docente
- Intervenções, designadamente do Secretário geral da FENPROF, na qual localizará o tema do Congresso e as linhas essenciais que o Secretariado Nacional da FENPROF propõe para a discussão