Um direito ameaçado
A ADSE é alvo de muitos ataques e muitas chantagens. Há quem queira destruí-la, transformá-la numa mútua, para assim melhor servir os seguros privados de saúde e criar tachos para políticos “desempregados” do “centrão”.
Hoje, em resultado da luta dos trabalhadores e aposentados da Administração Pública, e contra a posição do atual governo do PS, que queria transformá-la numa mútua, a ADSE é um Instituto Público (ADSE-IP). Desta forma, ficou garantida a sua matriz pública e a participação dos beneficiários, por eleição, no seu Conselho de Supervisão e no seu Conselho Diretivo.
Contudo, a ADSE-IP continua sob a tutela do governo, sendo necessário tomar medidas para garantir uma maior independência em relação a interesses político-partidários e económicos, designadamente do setor privado da saúde.
No passado dia 18 de Setembro, a Frente Comum realizou uma Tribuna Pública no Rossio, em Lisboa, para reafirmação das reivindicações.
Tomada de posição da Frente Comum
O direito de todos à saúde está no fio da navalha
Uma ADSE forte contribui para um SNS sustentável
António Nabarrete,
Tesoureiro do SPGL, membro da CN da Fenprof e do CGS da ADSE
Vivemos um tempo de incertezas, de contradições profundas e de muitas angústias. Sentimos que tudo está em perigo. Sabemos que os nossos direitos, arduamente conquistados, podem ser postos em causa de um momento para o outro ao sabor de uma taxa aduaneira, de uma subida das taxas de juro nos mercados internacionais ou de um jogo de guerra no médio oriente.
https://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_241/Doc_11564/Anexos/Texto_A_Nabarrete_ADSE.pdf
Sobre a ADSE e a importância da sua defesa
(Conferência Nacional dos Professores Aposentados – FENPROF)
A situação da ADSE, as opções políticas e os posicionamentos partidários, a acção dos trabalhadores e a intervenção do movimento sindical
A ADSE que temos. A ADSE que queremos! - O Debate antes das eleições
Online – aberto à participação de todos os interessados
Participa! Mantém-te ativa/o e informada/a, pois a ADSE é nossa e devemos tudo fazer para a preservar.
Em defesa da ADSE
Perante a intenção declarada do Governo de concretizar a chamada “reforma do modelo de Assistência na Doença aos Servidores do Estado” (ADSE), é imperioso estarmos atentos/as e, se necessário, atuantes.
ADSE: FENPROF apela ao voto na Lista B
A Lista B, candidata ao Conselho Geral e de Supervisão, o conselho dos representantes dos trabalhadores, é aquela que defende, verdadeiramente, os interesses dos beneficiários da ADSE. A Lista B tem um candidato professor, sugerido pelos vários sindicatos da FENPROF, José Alberto Marques.
Consulta aqui o programa e vota Lista B!
Por uma ADSE pública, solidária e ao serviço dos trabalhadores e dos aposentados
A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (FCSAP) emitiu uma posição pública em defesa da ADSE.