
A quem interessa o secretismo no processo de "reordenamento" da rede escolar?
Refugiando-se demagogicamente na média (cerca de 1.700 alunos por mega-agrupamento, o que já é um tremendo exagero), o ME esconde a dimensão real dos agrupamentos com maior número de alunos, fazendo média com os de regiões que também as políticas educativas têm ajudado a desertificar. O encerramento de mais de 5.100 escolas do 1º Ciclo em apenas uma década (à média de mais de 500 por ano) é disso um (mau) exemplo


AR manda parar actual "reordenamento da rede escolar"
Licínio Lima: “À ponta da baioneta, as escolas são transformadas em repartições”
Na sequência da sua participação no recente encontro nacional promovido pela FENPROF sob o lema “Democracia na Escola”, colocámos ao Professor Licínio Lima, prestigiado investigador e docente da Universidade do Minho (Departamento de Ciências Sociais da Educação) , algumas das questões que marcam o governo das escolas e os seus desafios, num contexto marcado, entre outros factores, pelos mega-agrupamentos e pelo reforço do poder centralizador a partir do Ministério 5 de Outubro. / JPO

