FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
 A luta em junho - greves/manif
RSS
Notícias

DESTAQUE
27 jun 2013 / 12:41

Apesar de as aulas já terem terminado, a Greve Geral tem um forte impacto nas escolas com o adiamento de milhares de reuniões previstas e até mesmo, no Ensino Superior, o adiamento de exames. Na Educação Pré-Escolar, setor que, por imposição ministerial, ainda mantém atividade letiva, são inúmeros os jardins de infância que encerraram. Em suma, para quem pensava que 19 dias de intensa luta levariam os professores a não participar neste momento importantíssimo da luta de todos trabalhadores, enganou-se. Eles aí estão conscientes de que a origem dos problemas que afetam o país e os portugueses são as políticas do atual governo. Demiti-lo e conseguir uma profunda alteração de políticas são obrigações que se impõem a todos os portugueses.


Respostas aos inquéritos confirmam unidade, firmeza e determinação dos professores!
21 jun 2013 / 11:09

As respostas de milhares de professores aos inquéritos que chegaram aos sindicatos em apenas dois dias confirmam a unidade, a firmeza e a determinação dos docentes em todo o país. A greve às avaliações continua nesta semana e em força! MEC recebe hoje as organizações sindicais (FENPROF às 11h30), no início de uma semana que terá também, a 27, Greve Geral. / JPO

Ver vídeo da conferência de imprensa

Revista de imprensa (Público on line, 21/06/2013)


FACE AO ELEVADÍSSIMO NÍVEL DA GREVE ÀS AVALIAÇÕES
20 jun 2013 / 16:20

A FENPROF apresentará queixa nos tribunais e na PGR caso o MEC não altere a orientação que deu às escolas, bem como a aplicação informática em que as escolas lançam o salário dos professores.


Duas semanas depois
19 jun 2013 / 14:59

Pelos dados que a FENPROF foi apurando ao longo da manhã, a greve dos professores ao serviço de avaliações prossegue sem quebras. De uma forma geral, as reuniões de avaliação estão a ser adiadas, o que indicia que hoje, tal como aconteceu ontem, a esmagadora maioria das reuniões não se realizará, o que reforça a expressão deste longo protesto dos professores – que se iniciou em 7 de junho – contra os despedimentos e a mobilidade especial, contra o aumento do horário de trabalho, mas, de igual forma, em defesa da Escola Pública, da qualidade do ensino e do futuro dos alunos que são hoje vítimas de políticas que o põem em causa.

Esclarecimento
Sobre o desconto nos vencimentos dos docentes que aderirem à greve convocada com incidência no serviço de avaliações

Solidariedade para com os professores portugueses vinda de todo o mundo (atualizado a 27/06)


Esta segunda-feira, professores em greve
16 jun 2013 / 18:56

Acompanhando o início de mais um dia de luta que, ao longo da semana, prosseguirá com incidência ao serviço de avaliações, a FENPROF estará nos seguintes locais: Lisboa, 9.00 horas – Escola Secundária de Camões (Mário Nogueira, Secretário Geral da FENPROF e António Avelãs, Presidente do SPGL); Porto, 9.00 horas – Escola Secundária Clara de Resende (Manuela Mendonça, Coordenadora do SPN); Coimbra, 9.00 horas – Escola Secundária Quinta das Flores (Anabela Sotaia, Coordenadora adjunta do SPRC).


15 jun 2013 / 12:15

FENPROF reuniu na 5 de Outubro
14 jun 2013 / 12:32

"A luta voltou a sentar à mesa das negociações quem a tinha abandonado, mas não trouxeram quaisquer propostas... Parece que não têm nada a dizer. O que o MEC propôs foi zero!... Encontrámos aqui uma parede..." Foi assim que o Secretário Geral da Federação Nacional dos Professores caracterizou a postura do Ministério na reunião realizada na tarde da passada sexta-feira (14/06), em Lisboa, com uma delegação da FENPROF. / JPO

Vídeo: declarações de Mário Nogueira, à comunicação social, à saída da reunão no MEC (14.06.2013)

Tribunal manda para trás recurso do MEC: nova derrota do governo


Mobilidade geográfica e mobilidade especial
14 jun 2013 / 11:22

Conforme já tinha anunciado publicamente, a FENPROF entregou esta sexta-feira, 14 de junho, no MEC, o pedido de negociação suplementar sobre os regimes de mobilidade geográfica e especial dos docentes.

Ver documento da FENPROF


"Obrigado professores"
11 jun 2013 / 18:35

"Apoiamos a greve dos professores em nome de uma escola para todos e onde todos cabem. Em nome de um país mais informado e qualificado, em nome das crianças que merecem um ensino de qualidade e toda a disponibilidade de quem sempre esteve com elas. É preciso libertar a escola pública do sequestro imposto pelo governo e pela troika. Aos professores dizemos “obrigado!” por defenderem um direito que é de todos."


O tempo é de protesto, mas também de exigência
08 jun 2013 / 16:31

A luta que os professores iniciaram na passada sexta-feira, teve, no seu primeiro dia, um forte impacto com a esmagadora maioria das reuniões de avaliação que estavam previstas a serem adiadas. Tudo indica que esse impacto continuará a sentir-se ao longo da próxima semana – greve ao serviço de avaliações entre 11 e 14 de junho –, dando origem à realização de uma grande Manifestação Nacional de Professores, Educadores e Investigadores no dia 15, sábado, e, em 17, a uma fortíssima Greve Geral dos Docentes e Investigadores.

Solidariedade para com os professores portugueses vinda de todo o mundo (atualizado a 14/06)

Declarações do SG da FENPROF na RTP Informação (8/06/2013) 

Declarações do SG da FENPROF na SIC Notícias (8/06/2013) 


destaque
07 jun 2013 / 16:19

Os Sindicatos que, em conjunto, apresentaram pré-avisos de greve ao serviço de avaliações a realizar entre os dias 7 e 14 de junho, decidiram entregar hoje, ao governo, novos pré-avisos ao mesmo serviço para os dias 18, 19, 20 e 21 de junho.


Recolha de dados
07 jun 2013 / 11:14

destaque
04 jun 2013 / 14:44

Com o desenvolvimento do terrível ataque que está a ser desferido, pelo governo português, contra a qualidade do ensino, a Escola Pública e a Profissão de Professor, diversas organizações estrangeiras começaram a enviar posições de solidariedade para com os professores portugueses e condenação das políticas em curso.

Ver mensagens


Junho mês de intensa luta
01 jun 2013 / 13:53

Esta semana é de grande importância na preparação do plano de luta anunciado pelos professores e que, num primeiro momento, passa pela realização de Greve ao Serviço de Avaliações entre 7 e 14 de junho, Manifestação Nacional em 15 de junho e Greve Geral dos Professores em 17 de junho. A FENPROF subscreve estas ações em convergência com outras organizações sindicais e os seus Sindicatos estarão empenhadamente nas escolas a esclarecer e mobilizar os professores para as lutas já convocadas e a debater o seu prosseguimento, caso tal se torne necessário, como destaca uma nota divulgada pelo Secretariado Nacional (1/06/2013).


Não podemos aceitar!
29 mai 2013 / 20:35

Solidariedade com a luta dos professores portugueses
29 mai 2013 / 16:39

A Confederação dos Educadores Americanos, a organização sindical representativa dos docentes suecos (Larärförbundet), a ETUCE/IE (Comité Sindical Europeu de Educação), o Sindicato dos Professiores Búlgaros e o STEs/Intersindical fizeram chegar aos sindicatos portugueses e à FENPROF, em particular, o apoio à luta dos professores, dirigindo importantes missivas ao primeiro-ministro português, solicitando, designadamente a CSEE, a inversão das políticas de austeridade que o governo tem vindo a seguir.


Perguntas e respostas
28 mai 2013 / 20:15

Perante a existência de muitas questões que têm sido colocadas às organizações sindicais subscritoras de pré-avisos de greves para os dias 7, 11, 12, 13 14 e 17 de junho, as organizações decidiram manter um processo permanente de esclarecimento para o que se produzem os documentos que se seguem: 


27 mai 2013 / 15:51

Ilegalmente!
25 mai 2013 / 08:24

O MEC, no ofício que enviou às organizações sindicais, notifica-as a indicarem até segunda-feira, dia 27, às 14 horas, os serviços mínimos a garantir na greve prevista para dia 17 de junho. Ora, os procedimentos legalmente estabelecidos para este efeito não são estes, pelo que a FENPROF, na próxima segunda-feira, dirá isso ao Ministério da Educação e Ciência.


Destaque
27 mai 2013 / 13:51

Lutar é a resposta
21 mai 2013 / 17:19

Reforçam-se as razões que levaram à convocação das greves previstas para dias 7, 11, 12, 13, 14 e 17 de junho e da Manifestação Nacional para dia 15

A FENPROF recebeu a proposta do MEC sobre aplicação do regime de mobilidade especial aos professores, já a partir de setembro. Tal como em relação à proposta de lei do governo para toda a Administração Pública, este regime esconde os seus verdadeiros propósitos, sob a capa de um alegado “sistema de requalificação”.

Anteprojeto de proposta de lei

Intervenção do Secretário Geral da FENPROF, Mário Nogueira (vídeo)


Nota de imprensa do Secretariado Nacional (18/05/2013)
18 mai 2013 / 17:05

...associa naturais preocupações com o emprego e as condições de trabalho à qualidade do ensino, à defesa da escola pública e à garantia de um futuro melhor para as crianças e os jovens

A reunião extraordinária do Conselho Nacional da FENPROF, prevista para 18 de maio, foi adiada por uma boa razão: a FENPROF revê-se inteiramente no plano de ação e de lutas decidido pelas organizações sindicais de docentes, num quadro de amplo consenso, encontrando-se completamente comprometida com esse plano e empenhada na sua concretização. Os Sindicatos da FENPROF avançam, já na próxima semana, com um exigente calendário de reuniões e plenários para informação, debate e mobilização dos professores com vista à sua participação nas lutas anunciadas e ao êxito das mesmas.


Voltar ao Topo