Conferência de Imprensa
23 de setembro, 2022

Falta de respostas para contrariar a desvalorização da carreira docente, eventual contratação pelas escolas, arrastamento dos processos de MpD e luta a desenvolver presentes em Conferência de Imprensa, no dia 27 de setembro.


Mobilidade por Doença
23 de setembro, 2022

Recorda-se que a apreciação casuística das situações não enquadradas pelo regime restritivo imposto foi compromisso da equipa governativa, assumido perante os professores, a FENPROF e a Assembleia da República. Conclui-se, agora, que os responsáveis do Ministério da Educação, pelo que afirmaram hoje, prometeram o impossível, ou seja, o que não podiam fazer.

Reunião com ME sobre regime de recrutamento e concursos
23 de setembro, 2022

Tópico principal: a graduação profissional em concurso nacional não é um critério perfeito, mas é, de todos, o menos imperfeito!

Em 22 de setembro, a FENPROF reuniu com o Ministério da Educação para iniciar um processo negocial de revisão do diploma legal de concursos e colocações de professores. ME e a FENPROF apresentaram os seus pressupostos para a revisão deste diploma fundamental para a vida dos professores e o funcionamento da Escola Pública, ficando, desde logo, clara a profunda divergência em relação às intenções do governo de passar para as escolas a contratação direta e a vinculação de docentes.

Negociação da revisão do regime de concursos
22 de setembro, 2022

Na primeira reunião negocial, a FENPROF apresentou ao Ministério da Educação os seus pressupostos para a negociação da revisão do regime de concursos, registando, com preocupação, a divergência com o ME num ponto fundamental: a FENPROF rejeita liminarmente a contratação direta e a vinculação dos professores pelas escolas, defende o primado da graduação profissional como único critério para a seleção de professores e que a contratação de docentes deve ser feita através de um concurso nacional.

Pressupostos defendidos pela FENPROF para a revisão do regime legal de concursos


Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

FENPROF lança petição: Pelo reforço das carreiras docentes do ensino superior e da carreira de investigação científica, contra a precariedade, as sobrecargas letivas e a desvalorização profissional

22 de setembro, 2022

Num momento em que o governo prepara a proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2023 a entregar na Assembleia da República, a FENPROF decidiu exortar os docentes e os investigadores a reclamarem, através da subscrição de uma Petição dirigida à ministra Elvira Fortunato, as condições financeiras indispensáveis ao reforço das suas carreiras. 

Ler o texto completo da petição e assinar aqui! 

[Texto da petição, para imprimir]


Pensões

Não nos enganam! Exigimos a reposição do poder de compra das pensões!

22 de setembro, 2022

Para o Departamento de Docentes Aposentados da FENPROF, as medidas anunciadas para a reposição do poder de compra dos pensionistas não são mais do que um embuste, demonstrando a intenção do Governo em dar continuidade à aplicação de políticas de empobrecimento. 


Reunião negocial a 22 de setembro

Revisão da legislação sobre os Concursos de Docentes deve ter um interesse real e ser de efetiva participação e negociação

20 de setembro, 2022

A FENPROF reúne quinta-feira, dia 22 de setembro, às 16 horas, com o Ministério da Educação para negociar alterações/revisão do regime legal de concursos.


Abertura ano letivo 2022/2023
Entrevista ao Secretário-Geral da FENPROF
14 de setembro, 2022
É intolerável a contínua desvalorização da profissão e o agravamento das condições de vida dos professores.
Inevitavelmente, este será um ano de ação e luta!
09 de setembro, 2022
MpD e dispensa da componente letiva por razões de saúde
Sem respostas, a oito dias do início do ano letivo, FENPROF pede informações ao ME
06 de setembro, 2022
ADSE
21 de setembro, 2022

Está aberto o processo eleitoral para o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE (CGS)! Dia 30 de novembro realizar-se-ão as eleições. A Frente Comum está a preparar uma lista que a FENPROF apoia. 

Para poderes votar – e é imprescindível que o faças! – deves verificar os teus dados no caderno eleitoral até 26 de setembro.


Remunerações
15 de setembro, 2022

Alertam-se todos os que exerceram funções docentes com habilitação própria que, para além de terem direito a um salário correspondente ao índice 167 (1536,90 euros ilíquidos), caso, no ano passado, tenham sido pagos por índice de valor inferior, deverão requerer à escola em que se encontravam o pagamento dos retroativos devidos.

É, ainda, necessário saber qual o novo enquadramento remuneratório que o ME tem em vista para os docentes profissionalizados.


Início do ano escolar 2022-23
01 de setembro, 2022

Em 1 de setembro, a FENPROF convidou a comunicação social. Na altura, o seu Secretário-Geral fez uma declaração. Nesta, falou das principais questões que se colocam em relação à profissão docente, desde logo as que propôs ao governo em reunião onde apresentou a sua proposta de protocolo negocial.

Declaração da FENPROF - Início do Ano Letivo


Valorização da profissão docente
05 de setembro, 2022

A desvalorização salarial, o aumento dos bens de consumo e da inflação e a destruição da carreira docente justificam a defesa de que o governo não deverá excluir do OE 2023 preocupações com uma das principais causas da fuga dos jovens à opção por esta profissão – a valorização salarial.


Dados até às 12:00 horas de 22.09.2022


logocfss.jpg


Grande Reportagem SIC: "Quem quer ser professor?"


Consulte aqui o regulamento.





Testemunhos Mobilidade por Doença

Vê os testemunhos de docentes em mobilidade por doença. Envia-nos também o teu!


adse-cartao.jpg


sindicaliza.jpg


estatutos.jpg