CGTP  |  FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC  |  CPLP-SE
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
Iniciativas

Greve às avaliações
19 jun 2018 / 20:58

Os dados recolhidos pela FENPROF demonstram que, neste segundo dia de greve às avaliações, o número de reuniões que não se realizaram foi ainda maior do que ontem. Os professores continuam a dar uma resposta de força e determinação.

Consulte os dados mais recentes relativos à adesão à greve.

Dados SPGL - 19 de junho - 22 horas | Dados SPN - 19 de junho - 22 horas

Dados SPRA - 19 de junho - 22 horas | Dados SPRC - 19 de junho - 22 horas | Dados SPZS - 19 de junho - 22 horas


Greve às avaliações
18 jun 2018 / 11:56

O Secretário-Geral da FENPROF adiantou, esta manhã, à TVI, os primeiros dados de adesão à greve dos professores às avaliações, que apontam para mais de 90% de reuniões não realizadas.


Encontro Nacional sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular
16 jun 2018 / 20:25

O Secretário-Geral da FENPROF encerrou os trabalhos do Encontro sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular, confessando o seu ceticismo em relação a "mais um projeto que o ME decidiu implementar nas escolas sem consultar os professores".


Greve às avaliações
15 jun 2018 / 14:21

Na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, os professores iniciam uma Greve às Avaliações que se prevê que tenha impacto na generalidade das escolas portuguesas. Esta greve, que se inicia a 18 de junho prolongar-se-á até ao final do mês e, hoje mesmo, foram entregues novos pré-avisos diários para que, caso seja necessário, a greve se prolongue em julho. Para já, os pré-avisos referem-se aos dias 2 a 13 de julho.


13 jun 2018 / 13:01

Organizações representativas dos profissionais em título, entregam no próximo dia 14, quinta-feira, um pedido de audiência na Residência Oficial do Primeiro Ministro, dirigindo igual pedido ao Presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública da Assembleia da República.

Nesse dia 14, pelas 12 horas, junto ao Palacete de São Bento, os dirigentes das organizações associativas e sindicais presentes, em Conferência de Imprensa, prestarão declarações à comunicação social presente.

As organizações sindicais e associativas
SFJ, SNCGP, ASPP/PSP, FENPROF e APG/GNR


Manifestação Nacional - 19 de maio
21 mai 2018 / 14:51

A FENPROF saúda todos os Professores e Educadores que no dia 19 de maio deram corpo à grandiosa manifestação realizada, deixando um seriíssimo aviso ao governo de que o desrespeito pelos compromissos que assumiu não é tolerado, pois constitui um enorme desrespeito pela vida profissional dos professores, designadamente quanto à sua carreira, às suas condições de trabalho, incluindo o horário semanal, ao seu bem-estar físico, psíquico e psicológico, à sua estabilidade de emprego e profissional, às transparência, justiça e legalidade em concursos que são determinantes para a vida dos professores.


Manifestação Nacional - 19 de maio - Lisboa
19 mai 2018 / 20:06

Veja as imagens e recorde as intervenções da FENPROF

 

Resolução aprovada por unanimidade e aclamação pelos Professores e Educadores presentes na Manifestação


Entrevista de Mário Nogueira ao Jornal Económico
18 mai 2018 / 13:50

Em vésperas da Manifestação Nacional de Professores e Educadores, o Secretário-Geral da FENPROF deu uma entrevista ao Jornal Económico onde enumera os motivos que levam os professores a sair à rua no dia 19 de maio.

Nesta entrevista, Mário Nogueira acusa o ministro da Educação de ter "desaparecido" do debate político e recorda que as reivindicações dos professores já vêm desde o início do ano letivo e não têm resposta até agora.

Leia aqui a entrevista completa.


Manifestação Nacional de Professores e Educadores
18 mai 2018 / 11:54

A anunciada presença do Ministro da Educação na Assembleia da República (quarta, 23 de maio) faz aumentar a importância desta grande Manifestação Nacional dos Professores.

É evidente que, antes deste debate, Ministro, Governo e Grupos Parlamentares estarão de olhos postos na Manifestação Nacional dos Professores, que se realiza amanhã; é óbvio que uma fortíssima presença dos professores na rua será um contributo valiosíssimo para fazer valer posições favoráveis aos professores. 


Dia 19 de maio, sábado - Professores exigem
16 mai 2018 / 14:31

Se, em 2008, os Professores participaram na Marcha da Indignação, 10 anos depois chegou a vez de participarem na MARCHA PELO RESPEITO que é devido aos Professores, traduzido em soluções para os problemas.

Confira as razões que levam os professores a sair à rua: De Novo Na Rua - Todos e Todas À Manifestação de 19 de maio!


Manifestação Nacional, 19 de maio, Lisboa
15 mai 2018 / 17:16

Os Professores saem à rua porque...

 

Os Professores irão inundar Lisboa em protesto e exigência, saindo do Marquês, desfilando pela Avenida e desaguando no Rossio!

Dia 19 de maio, às 15 horas, na praça do Marquês de Pombal! Junta-te a nós!


19 de maio. Uma manifestação que marque!
26 abr 2018 / 14:22

Vamos fazer desta Manifestação um forte momento da nossa importante luta!
Não! Os Professores e Educadores não lutam sentados.

Teclam, protestam, passam a mensagem, mas juntam-se para participar na ação reivindicativa, 
designadamente para trazerem a luta para a rua! É isso que vamos mostrar ao país em 19 de maio.


ISTP18: International Summit on the Teaching Profession 2018
25 mar 2018 / 12:53

GREVE NA REGIÃO CENTRO
15 mar 2018 / 16:56

Mário Nogueira fez, em Viseu, o balanço do dia de greve na Região Centro

 Pelos dados até agora disponíveis, confirma-se, neste terceiro dia, a tendência de subida nos níveis de adesão à greve nacional de professores. Hoje, na região Centro, a adesão ultrapassa os 70%.

Espera-se que esta tendência de subida se mantenha amanhã, graças à participação e mobilização dos professores da Região Norte e dos Açores. O Secretário-Geral da FENPROF vai acompanhar o início deste último dia de greve às 11 horas na Escola Secundária D. Maria II, em Braga.


ESTA MANHÃ - ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO
15 mar 2018 / 10:34

O Secretário Geral da FENPROF contestou, esta manhã, quando falava aos órgãos de comunicação social, junto à Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, o discurso chantagista do Ministro da Educação, proferido ontem, depois de andar desaparecido há 6 meses, baseado em dados e factos falsos, por tentar colocar a opinião pública contra os professores e educadores.

 

Para Mário Nogueira, o governo poupará, em 2018, 60 milhões de euros relativamente ao que orçamentou. E em relação a 2019, a verba real necessária é inferior a 25% do que o ME diz ter de gastar com as progressões, se se concretizasse a proposta de recuperação de tempo de serviço entregue pela FENPROF e que é já do conhecimento de todos os docentes.


GREVE NACIONAL DOS PROFESSORES
13 mar 2018 / 16:17

Pelos dados até agora disponíveis, calcula-se que, neste primeiro, dia a adesão se situe entre os 60 e os 70%, com tendência para um aumento considerável, não apenas na região da Grande Lisboa (onde muitos professores, por constrangimentos que se colocaram neste primeiro dia, farão greve em outro ou outros dos próximos três), como, principalmente, nas regiões que se seguem: dia 14, no sul, dia 15 no centro e dia 16 no norte e Açores.

A FENPROF fará, diariamente, pontos de situação da greve:

16 de março (último dia de greve): 

- Braga, 11 horas – Escola Secundária D. Maria II

- Porto, 15:30 horas – Hotel Ipanema Porto, Conferência de Imprensa, onde será feito o balanço final da greve e apontadas novas formas de luta.

Em todas estas iniciativas participarão dirigentes dos Sindicatos dos Professores da respetiva região, bem como da FENPROF, incluindo o Secretário-geral, Mário Nogueira.


Concentração Nacional junto ao ME
03 mar 2018 / 22:05

5 de março de 2018 | LISBOA | 15.00 HORAS

Pela valorização da educação dos 0 aos 3 anos, como um direito das crianças e não, apenas, como uma resposta social

  • Passagem imediata da tutela pedagógica das creches do M.T.S.S.S. para o ME
  • Reconhecimento do tempo de serviço dos educadores de infância em creche como serviço docente

Desgaste Profissão Docente
16 fev 2018 / 17:09

Apresentação pública do inquérito terá lugar amanhã, 17 de fevereiro, pelas 13 horas, em Vila Real, no final do Seminário “Desgaste profissional dos professores: síndrome de burnout”.


O PREVPAP NO ENSINO SUPERIOR E NA CIÊNCIA
16 fev 2018 / 14:19

Docentes, trabalhadores não docentes e investigadores em Protesto na Reitoria da Universidade de Aveiro

Hoje,16 de fevereiro, docentes, trabalhadores não docentes e investigadores (bolseiros e não bolseiros) da Universidade de Aveiro concentraram-se junto à respetiva reitoria em protesto contra a posição que esta tem assumido no âmbito do PREVPAP, programa, alegadamente, criado para regularizar vínculos precários.

Ler Moção aprovada e ver declarações de Mário Nogueira (extracto)


Professores em luta
03 fev 2018 / 15:42

O Plenário Nacional dos Professores e das Escolas reuniu em Lisboa cerca de 500 docentes que aprovaram as principais exigências a apresentar ao Ministério da Educação e ao Governo nos processos negociais em curso, bem como as linhas orientadoras para a luta a desenvolver ainda no 2º período do ano letivo.

Conheça todos os detalhes do Plenário de 2 de fevereiro neste artigo.

Leia a Resolução apresentada pelo Secretariado Nacional da FENPROF e aprovada pelo Plenário dos Professores e das Escolas.

Veja aqui todas as intervenções do Plenário.


Professores em luta
02 fev 2018 / 20:30

Decorrendo os objetivos reivindicativos estabelecidos da Declaração de Compromisso assinada em 18 de novembro, a FENPROF, na reunião que se realizará no próximo dia 9 de fevereiro, deverá apresentar às organizações sindicais de professores que a subscreveram, a convocação de uma Greve Nacional de Professores e Educadores, a realizar, por regiões (Norte, Centro, Grande Lisboa, Sul e Regiões Autónomas), ao longo de toda a semana que se inicia em 12 de março (12 a 16 de março). A FENPROF vai,ainda, iniciar, desde já, o debate com os professores, sobre a possibilidade de realizar uma Manifestação Nacional de Professores e Educadores e o eventual recurso, de novo, à Greve, a concretizar no 3º período letivo, caso o ME/Governo mantenha posições negociais negativas ou continue a adiar os processos negociais.

Conheça aqui a Resolução aprovada.


Estudo Universidade Nova de Lisboa/FENPROF
29 jan 2018 / 17:29

Em parceria com a FENPROF, uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai fazer o maior e mais completo estudo sobre o desgaste dos profissionais docentes.

Declarações de Mário Nogueira

Declarações de Raquel Varela


Prémio Literário “Urbano Tavares Rodrigues” 2017
12 dez 2017 / 18:24

A cerimónia pública de entrega do prémio de novela e romance Urbano Tavares Rodrigues 2017 a Isabela Figueiredo reaslizou-se a 14 de dezembro, na sede da FENPROF, em Lisboa.

Recorde-se que o júri do prémio atribuiu, por unanimidade, o prémio que contempla uma obra publicada em 2016, ao romance A Gorda, da autoria de Isabela Figueiredo.

Veja aqui as fotos.


Pela Valorização da Profissão!
07 dez 2017 / 19:02

A FENPROF promoveu, esta quinta-feira, 7 de dezembro, em Lisboa, uma Tribuna Pública para reafirmar a necessidade de valorização da Educação e dos seus Profissionais e exigir que os Professores sejam respeitados, pela importância do seu papel no futuro da nossa sociedade.

No Largo de Camões, para além das dezenas de professores e dirigentes sindicais, estiveram diversas personalidades da vida pública nacional que se quiseram associar a este mensagem de valorização e de respeito pelos professores e pela profissão docente.

Leia aqui a intervenção do Secretário-Geral da FENPROF.

Veja todas as intervenções dos participantes na Tribuna.


INCLUSÃO
22 nov 2017 / 16:12

Lisboa | 2 de dezembro | 9h30

O local do Encontro "Inclusão Escolar e Social pela Arte e Desporto", que se realizará no próximo dia 2 de dezembro, sábado, teve de ser alterado, de modo a acolher os muitos interessados em assistir ao evento. O elevado número de inscrições, que ultrapassou o limite pré-estabelecido e que obrigou a esta mudança de local, revela bem o interesse da iniciativa e a importância deste projeto organizado pela FENPROF, em parceria com a Confederação Nacional de Organizações de Deficientes (CNOD) e co-financiado pelo INR (Instituto Nacional de Reabilitação). 


4 DE OUTUBRO, 14:30 HORAS, EM LISBOA (AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA, NA CIDADE UNIVERSITÁRIA)
27 set 2017 / 16:34

Participa no debate, contribui para a definição da estratégia de ação e luta, não faltes!

4 DE OUTUBRO, 14:30 HORAS, EM LISBOA 

(AUDITÓRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA, NA CIDADE UNIVERSITÁRIA)

Inevitável será a luta que teremos de travar para garantir que 2017/2018 é tempo de resolver problemas e não de os agravar ou adiar a sua resolução.


▶ 
Secretariado Nacional
▶ 
3 DE JUNHO - MANIFESTAÇÃO CGTP-IN (LISBOA)
▶ 
12.º Congresso dos Professores da Madeira
▶ 
FENPROF reúne com deputado do Parlamento Europeu, Miguel Viegas
▶ 
Ensino Artístico especializado: contra a precariedade, concentração junto ao ME
▶ 
5 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES
▶ 
▶ 
Basta de Exploração e Empobrecimento
▶ 
Os professores fazem falta nas escolas e ao país!
▶ 
Defender a Educação é apostar no futuro - A Educação precisa de investimento e não de cortes que a desvalorizam
▶ 
Encontro nacional da administração pública
▶ 
Reuniões em Coimbra, Faro, Lisboa e Porto
▶ 
▶ 
Alteração de local de concentração
▶ 
A luta é a resposta certa!
▶ 
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA conjunta
▶ 
▶ 
14 de junho
▶ 
Conselho Nacional de Educação
▶ 
No primeiro dia da "Fase de Aperfeiçoamento" de candidaturas
▶ 
Apresentação da Resolução do 10º Congresso
▶ 
Encontro nacional de trabalhadores da administração pública
▶ 
Defender os salários, os direitos, as pensões, os serviços públicos e a democracia
Voltar ao Topo