Documentos informativos
ADSE

Eleições na ADSE – o teu voto conta; verifica o caderno eleitoral!

21 de setembro, 2022

Está aberto o processo eleitoral para o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE (CGS)! Dia 30 de novembro realizar-se-ão as eleições. A Frente Comum está a preparar uma lista que a FENPROF apoia. Brevemente será divulgada. Entre os elementos há um professor. 

Para poderes votar – e é imprescindível que o faças! – deves verificar os teus dados no caderno eleitoral até 26 de setembro. Só com dados atualizados poderás participar. A verificação é fácil: o acesso faz-se através da área reservada na ADSE Direta. Caso haja erros por omissão ou inclusão imprópria deves reclamar para comissao.eleitoral@adse.pt.

 

A ADSE não é um privilégio!

A ADSE é um direito dos trabalhadores e aposentados da administração pública. São eles – tu também – que a suportam quase integralmente com os seus descontos! A ADSE é dos seus beneficiários.

Em 2017, no primeiro ato eleitoral para o CGS, em quatro possíveis, a lista organizada e apoiada pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (Frente Comum) elegeu três representantes. O CGS é um órgão imprescindível para que seja exercido o controlo sobre a atividade da administração da ADSE, pelos representantes dos trabalhadores.

Aquela representação foi decisiva.

  • Deu um contributo determinante para travar intenções do governo e de forças que lhe são próximas para transformar a ADSE numa mútua, o que a desvirtuaria por completo, com futuros prejuízos para os beneficiários: manter as naturezas pública, solidária e intergeracional da ADSE requer, desde logo, uma forte presença de representantes no CGS que pugnem por estes objetivos.
  • Conseguiu que os grandes grupos da medicina privada passassem a reger-se por preços harmonizados para os mesmos medicamentos e serviços prestados, travando a desregulação, o esbulho e o oportunismo que imperava.
  • Forçou a alteração da legislação permitindo a entrada de novos beneficiários (os trabalhadores com contrato individual de trabalho), contribuindo para a própria sustentabilidade da ADSE.
  • Mais recentemente, desmascarou a tentativa de afastamento dos sindicatos e dos seus dirigentes do próximo processo eleitoral da ADSE: por algum motivo não confessado, o governo queria o CGS sem representantes com trajeto e visão sindicais...
  • Aquela representação tem garantido neste órgão, o CGS, quem não compactue com ataques aos direitos dos trabalhadores e aposentados e se bata contra a desconsideração sobre os beneficiários da ADSE!...

 

É muito importante reforçar essa representação! Cabe-te contribuir para tal.

Participa! "POR UMA ADSE PÚBLICA E SOLIDÁRIA, AO SERVIÇO DOS BENEFICIÁRIOS!"