O período da tarde do primeiro dia do 14º Congresso Nacional dos Professores iniciou-se com a apresentação, debate e votação de três propostas de alterações pontuais aos Estatutos.
De seguida, passou-se à apresentação das propostas de Programa de Ação para o próximo triénio.
O Programa de Ação sob o lema “Uma FENPROF dinâmica na proposta e no protesto porque a Educação não pode esperar”, proposto pelo Secretariado Nacional e subscrito pelos sete sindicatos constituintes da FENPROF, foi aprovado, na generalidade, pela esmagadora maioria dos delegados presentes.
Cultura e Educação de mãos dadas
Realizou-se a cerimónia de atribuição do Prémio Urbano Tavares Rodrigues 2021, prémio literário instituído pela FENPROF com o apoio da SABSEG, a João de Melo com o romance Livro de Vozes e Sombras.
“O romance Livro de Vozes e Sombras é, do ponto de vista sociológico, um romance transversal, desde os senhores do poder aos trabalhadores desprotegidos, passando por intelectuais e por líderes da classe trabalhadora, pelo lado açoriano.”
“A maestria narrativa de João de Melo não precisou de muitas páginas para mostrar a acção terrorista dos homens da FLA e o seu ódio às pacíficas populações que apoiavam a Revolução dos Cravos, enquanto, em simultâneo, exalta a resistência do povo democrático. (…) João de Melo conseguiu transfigurar realidades trágicas na arte resplandecente do romance Livro de Vozes e Sombras. Este é um poder que só os grandes escritores detêm.”
O que se segue no Congresso
Dia 14/05
09h00: Apresentação das candidaturas ao Conselho Nacional e ao Conselho de Jurisdição, bem como dos elementos indicados para o Secretariado Nacional;
10h00: Debate e votação, na especialidade, do Programa de Ação;
11h15: Votação final global do Programa de Ação;
11h30: Início da votação para eleição de membros de Conselho Nacional e do Conselho de Jurisdição (com a duração de 1 hora);
11h30: Apresentação, debate e votação na generalidade das Propostas de Resolução sobre Ação Reivindicativa;
13h15: Divulgação dos resultados da votação para o Conselho Nacional e para o Conselho de Jurisdição.