
Representantes sindicais de todo o mundo reuniram em Lisboa para debater a Escola Pública e a Profissão Docente
A sede da FENPROF, em Lisboa, acolheu um Seminário Internacional que reuniu representantes sindicais oriundos de diversos pontos do mundo, no âmbito do 15.º Congresso Nacional dos Professores. O encontro teve início às 14h30 do dia 15 de maio e contou com a participação de três dezenas de delegações estrangeiras convidadas pela FENPROF.
Sob o lema “Valorização, já! Pela profissão docente. Pela Escola Pública.”, o seminário constituiu um momento de grande importância para os professores portugueses e para a afirmação da FENPROF no plano internacional. O objetivo principal foi promover a partilha de experiências, realidades e estratégias de intervenção entre os participantes, numa perspetiva de cooperação tanto a nível nacional como internacional.

Em 16 e 17 de maio, FENPROF prepara o seu futuro e define as linhas mestras da ação reivindicativa de docentes e investigadores
O 15.º Congresso Nacional dos Professores inicia-se às 10:00 horas de 16 de maio e terá lugar no Fórum Lisboa. Será um Congresso importante na definição dos eixos fundamentais da intervenção sindical para o triénio que se inicia, 2025-2028. Para além do Programa de Ação da FENPROF para o novo mandato, serão ainda aprovadas uma Resolução sobre a Ação Reivindicativa e um conjunto de Moções relativas a questões que não estão diretamente consideradas na ordem de trabalhos, embora não lhes sejam alheias. Questões como a defesa da Paz, da Democracia ou do Ambiente são algumas das que constam nas propostas de moções já conhecidas. O Congresso também tem competências eletivas, cabendo-lhe eleger o Conselho Nacional da FENPROF, a Coordenação do Secretariado Nacional e o Conselho de Jurisdição, além de ser igualmente o órgão no qual tem lugar a aprovação de alterações aos Estatutos da Federação.