Em nome da Direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa uma calorosa saudação a todos os mais de 600 delegados aqui presentes, neste 15.º Congresso Nacional dos Professores.
Delegados que representam os cerca de 50 mil associados dos sindicatos de professores que constituem a nossa Federação.
Uma calorosa saudação também a todos os convidados nacionais e internacionais, aqui presentes.
Os nossos camaradas das delegações, provenientes da Europa, da América Latina, do Japão, os nossos camaradas da nossa CPLE-SE os camaradas dos PALOPS.
Saudar ainda os representantes das forças partidárias aqui presentes e os representantes do movimento sindical e todos os outros nossos convidados. Obrigado pela vossa presença.
Queria deixar uma saudação especial ao Secretário-geral da Internacional da Educação, David Edwards, estrutura que representa em todo o mundo milhões de trabalhadores da Educação.
E, também, uma saudação especial à Embaixadora da Palestina, Rawan Sulaiman. Obrigado pela tua presença.
Camaradas,
É com grande satisfação e entusiasmo que vos recebemos aqui na cidade de Lisboa, a nossa capital.
Coube ao SPGL a coordenação da Comissão Organizadora do Congresso. E aqui manifesto o nosso agradecimento aos trabalhadores dos sindicatos da nossa federação, que com grande esforço, todo o empenho, dedicação e competência, permitiram operacionalizar este Congresso assegurando toda a logística necessária para que os trabalhos possam decorrer nas melhores condições.
O seu contributo foi decisivo e para eles peço uma grande salva de palmas.
Queremos também agradecer a todos os que, com o seu apoio, patrocínio ou trabalho, contribuíram para a montagem do congresso e para a sua realização, e desde já as entidades e organizações patrocinadoras, como a Câmara Municipal de Lisboa, a SAABSEG, nossa parceira há muitos anos. A todos o nosso obrigado.
Permitam-me fazer aqui também uma referência a estes jovens da Escola Luís António Verney em Lisboa, que nos maravilharam com este momento mágico.
Este é essencialmente um projeto, cujo êxito se deve a eles, claro, e aos nossos colegas professores aqui presentes também, que dedicam parte significativa do seu tempo e da sua vida ao que vimos aqui hoje.
Um projeto que enriqueceu de certeza significativamente a vida de muitos destes jovens.
Obrigado, também.
Camaradas, o congresso é órgão máximo da nossa federação e é sempre um momento importante na vida da FENPROF. Os trabalhos preparatórios que antecedem este momento, implicam sempre o envolvimento de dezenas de dirigentes, de delegados, de ativistas sindicais que, nas suas escolas, dinamizam por todo o país centenas de reuniões preparatórias para eleição de delegados e que, com a envolvência de muitos docentes, promovem a discussão alargada dos textos que são analisados discutidos e aprovados neste congresso.
Homens e mulheres que pelo seu envolvimento são imprescindíveis para o sucesso deste evento.
Este congresso realiza-se num momento importante, em vésperas de um ato leitoral.
Tenho a certeza que daqui sairá uma contribuição muito importante com propostas e ações concretas para o futuro da educação em Portugal.
Propostas e ações que promovam um efetivo investimento na Educação e que permitam também iniciar rapidamente caminho para a tão necessária valorização da profissão docente.
E, por isso, a frase lema deste congresso - “Valorização Já!”- é a palavra de ordem que vai, com certeza atravessar os trabalhos deste, o início até ao fim!
Termino desejando-vos, a todos, dois dias de trabalho profícuo, esperando que saiamos todos daqui, mais fortes e mais unidos na defesa da escola pública e da profissão docente.
VIVAM OS PROFESSORES, EDUCADORES E INVESTIGADORES PORTUGUESES!
VIVA A FENPROF!
VIVA O 15.º CONGRESSO DOS PROFESSORES!