Intervenções
15.º Congresso

Conceição Romeiro (SPRC): O meu percurso na FENPROF

20 de maio, 2025

A Fenprof continuará a fazer parte da minha vida.

Na minha nova situação enquanto aposentada desde Julho de 2023, ao fim de 41 anos de serviço, 35 dos quais fazendo parte desta grande estrutura sindical, não poderia deixar de vir aqui dizer alguma coisa.

No último Congresso abordei, numa curta intervenção, os lemas de todos os congressos em que participei e em que todos tiveram uma coisa em comum: VALORIZAR A ESCOLA PÚBLICA E VALORIZAR OS PROFESSORES. Esta máxima mantém-se e estamos em 2025 com o lema VALORIZAÇÃO, JÁ!

Isto diz tudo.

Tudo o que ainda não foi feito.

Tudo aquilo, a que os diversos governos (e têm sido muitos) não têm dado importância.

Tudo o que tem transformado a escola num mundo que nos preocupa e que nos está a levar a um caos anunciado.

Tudo o que é falta de investimento, falta de incentivos à profissão docente (e a falta de professores hoje… é aquilo que se sabe), falta de salários dignos, falta de uma aposentação digna de quem deu uma vida inteira à Escola, … e … e nem vale a pena continuar porque estaria aqui para além do tempo que me é dado.

A educação é a chave para a mudança social. Todas as outras profissões precisam de professores. E, ironicamente, eles estão no rol das profissões menos valorizadas no nosso país.

Tal como está escrito no Programa deste 15º Congresso, “41 anos depois do 1º Congresso a profissão continua a estar no centro do debate e das decisões deste Congresso”. E quando falo de profissão, falo também do aposentado; quando se é professor, é-se professor toda a vida! E enquanto professora, apesar de aposentada, sinto-me triste e angustiada com o futuro, um futuro cinzento em que o desrespeito pela classe docente tem sido elevado ao seu expoente máximo e com consequências visíveis.

Concretamente, no que diz respeito aos aposentados, é importante e necessário garantir que os aumentos das pensões superem o aumento do custo de vida e que sejam definidas e operacionalizadas medidas de apoio que respondam às inevitáveis consequências do envelhecimento. Mas para isso é importante mantermo-nos ativos e presentes. Nós, os aposentados, continuaremos a defender a dignificação e a valorização da profissão docente.

Para todos vós, que ainda estão na escola, digo: Professores, vocês são a base de um mundo melhor porque ensinar, é transformar vidas!

E, é por saber que a Fenprof tem como objetivo defender uma profissão com futuro e uma educação pública de qualidade, que eu aqui estou, para ajudar a manter e engrandecer esta grande organização. Todos seremos poucos para que essa mudança aconteça.

Viva o 15º Congresso da Fenprof

Viva a Escola Pública