Em foco
Solidariedade e paz

CGTP-IN condena os ataques perpetrados pelos EUA contra a Venezuela, o seu território, o seu povo e a sua soberania

05 de janeiro, 2026

A CGTP-IN condena os ataques perpetrados pelos EUA contra a Venezuela, o seu território, o seu povo e a sua soberania.

A administração Trump, numa grave violação do direito internacional, bombardeou o território venezuelano e raptou o presidente da República Bolivariana da Venezuela e a sua esposa.

Este é um grave passo na política de ingerência, de bloqueios e sanções dos EUA que, com o apoio da UE, vem há décadas promovendo acções contra a Venezuela, e que nos últimos meses deslocou uma frota de guerra para o mar das caraíbas, ameaçou de invasão e agora bombardeou Caracas e outras cidades venezuelanas.

Os EUA elevam assim a escalada de confrontação e desestabilização contra a América Latina, que sofre já hoje com uma acção do imperialismo norte-americano de ingerências, provocações e bloqueios aos povos latino-americanos e caribenhos, em particular contra o povo e os trabalhadores cubanos.

Esta acção procura na verdade o controlo sobre rotas comerciais e o domínio de importantes recursos naturais e energéticos, encontrando-se em território Venezuelano a maior reserva comprovada de petróleo. Uma agressão que se insere no caminho do conflito, tensões, guerra que o imperialismo norte-americano protagoniza pelo globo para impor a sua hegemonia.

A CGTP-IN denuncia e condena esta flagrante violação da Carta da ONU e do direito internacional, exige o fim do sequestro do presidente Nicolas Maduro e a sua esposa e exige que o governo português, em consonância com a Constituição da República Portuguesa, condene a agressão dos EUA, exija o cumprimento do direito internacional e se posicione na defesa da paz e do respeito pela soberania da Venezuela e do seu povo, nomeadamente da comunidade portuguesa residente no país.

Perante esta agressão, a CGTP-IN reafirma a sua solidariedade com os trabalhadores e o povo venezuelano e defende o respeito pela sua soberania. A CGTP-IN reforça o seu compromisso de luta pela paz, pela cooperação, pela defesa da soberania dos povos da América Latina a decidirem o seu rumo e redobra a solidariedade com os trabalhadores e os povos da América Latina e do Caribe face às ameaças e provocações do imperialismo norte-americano.

INT/CGTP-IN
03.01.2026