Intervenções
15.º Congresso

Cândida Loureiro (SPRC): sobre as carreiras no ensino superior e as progressões de escalão

22 de maio, 2025

Venho falar-vos de carreiras no superior e em particular das progressões de escalão. Embora não haja quotas na esmagadora maioria das Instituições, é como se as tivéssemos. Com efeito, de acordo com os nossos estatutos, só progridem de forma automática que tiver nota máxima na avaliação durante seis anos seguidos. Para todos os outros a progressão depende de um despacho do governo que nunca foi publicado. Resultado, temos muitos colegas com 20, 30 e mais pontos que estiveram estão sem progredir há anos.

Com a luta dos professores e da FENPROF, que incluiu uma greve às avaliações na ESEnfC (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), conseguimos que finalmente fosse publicado pela primeira vez o despacho conjunto!

Na nossa escola, apesar de algumas situações pontuais que estamos s resolver, a grande maioria dos colegas já foram colocados no escalão correto, com efeitos a janeiro deste ano.

Falta agora aplicar nas outras instituições onde já estamos a enfrentar resistências. Por isso não podemos parar. A luta tem de continuar. Mais do que o despacho, foi a mobilização e luta dos docentes que fez a diferença. Esta é uma lição que teremos de continuar no presente e no futuro com os muitos problemas que continuam a existir.

Viva a FENPROF

Vivam os professores e investigadores!