FRENTE COMUM  |  INTERNACIONAL EDUCAÇÃO  |  FMTC
 
 SPN  | SPRC  | SPGL  | SPZS  | SPRA  | SPM  | SPE  

FENPROF
abrir aplicação
 13º Congresso dos Professores
newsletter 
RSS
15 jun 2019 / 12:13

Saudação do Presidente do SPGL ao Congresso

Em nome da Direção do Sindicato de Professores da Grande Lisboa, quero  saudar-vos calorosamente e dar-vos as boas vindas ao 13º congresso nacional dos professores, que mais uma vez se realiza na bonita cidade de Lisboa.

Quero saudar também de forma especial os nossos camaradas das delegações, provenientes de todo os 4 cantos do Mundo, da Europa , dos PALOPES  da  América Latina e também do Japão.

Uma saudação especial ao Secretário-geral, da Internacional da Educação, David Edwards. Também uma saudação especial à Diretora-geral do Comité Sindical Europeu da Educação, Susan Flocken. Saudar ainda os representantes das forças partidárias aqui presentes e dos representantes do movimento sindical.

Por último também uma grande saudação aos mais de 650 delegados aqui presentes, que representam os mais de 50 mil associados dos sindicatos de professores que constituem a nossa Federação Nacional de Professores a FENPROF.

Permitam-me  fazer aqui uma pequena referência à Orquestra Geração, que nos maravilhou com este momento mágico. Com o patrocínio da Escola de Música do Conservatório Nacional, este é essencialmente um projeto de inclusão, que enriqueceu significativamente a vida de muitos jovens, permitindo a muitos deles o enriquecimento dos seus projetos de vida.

Os resultados estão à vista. Obrigado Orquestra Geração.

 

Foi o Sindicato de Professores da Grande Lisboa, que teve a responsabilidade de coordenar os trabalhos da Comissão Organizadora deste Congresso. Para a sua realização contámos sempre com o apoio de várias entidades e organizações patrocinadoras. Apoio esse imprescindível para o êxito desta grandiosa tarefa.

Mas também neste, como noutros congressos, a dedicação e a competência dos trabalhadores dos sindicatos e da Federação, foram determinantes no assegurar das condições logísticas, ao bom desenrolar dos trabalhos, e por isso o seu contributo foi decisivo. Também para eles uma grande saudação.

O congresso é um momento importante na vida da nossa organização, os trabalhos preparatórios que antecedem este momento, implicam sempre o envolvimento de dezenas de dirigentes, delegados e ativistas sindicais que nas suas escolas dinamizam muitas reuniões preparatórias, para eleição de delegados. Dirigentes e delegados que constroem textos que promovem a sua discussão alargada, homens e mulheres que pelo seu envolvimento são imprescindíveis para o sucesso deste evento.

Este é um congresso que se realiza num momento importante, num momento em os professores, os educadores e os investigadores portugueses estão envolvidos em lutas que envolvem essencialmente a  dignidade da sua carreira e o futuro da educação em Portugal. Este será de certeza como  disse o SG da FENPROF, um congresso de reflexão luta e solidariedade.

É isso que queremos, e esperamos de uma FENPROF, que é respeitada, prestigiada e determinada na luta, mas também proponente e por isso reconhecida como a maior e mais forte organização sindical de professores em Portugal.

Resta-me para terminar desejar- vos a todos vós dois dias de trabalho profícuo, com a certeza que sairemos daqui mais fortes, e mais determinados.

VIVAM OS PROFESSORES OS EDUCADORES E OS INVESTIGADORES PORTUGUESES.

VIVA A FENPROF.


 
Imprimir Abrir como PDF

Partilhar:

|

Voltar ao Topo