Intervenções
14.º Congresso

Saudação ao 14.º Congresso - Anabela Sotaia

16 de maio, 2022

Senhoras e senhores convidados

Caras e caros delegados

Em nome da Direção do Sindicato dos Professores da Região Centro, saúdo calorosamente todas e todos os delegados e convidados, nacionais e internacionais ao 14º Congresso Nacional dos Professores que desta vez se realiza na região centro do país, na bela cidade de Viseu. É por isso com muita satisfação e entusiasmo que vos damos as boas-vindas à cidade de Viriato, cidade vinhateira ou cidade-jardim, como é conhecida e que tem sido várias vezes considerada como a cidade portuguesa com melhor qualidade de vida.

Tendo cabido ao SPRC a coordenação da Comissão Organizadora do Congresso, queremos desde já agradecer a todos os que, com o seu apoio, patrocínio ou trabalho contribuíram para a sua montagem e realização, desde as entidades e organizações patrocinadoras, como por exemplo a Câmara Municipal de Viseu ou a SAABSEG, aqui presentes, aos trabalhadores dos sindicatos e da Federação, que com grande esforço, empenho, dedicação e competência, puseram de pé a estrutura do Congresso e asseguram toda a logística para que os trabalhos possam decorrer nas melhores condições. O seu contributo e trabalho é decisivo para o bom funcionamento dos trabalhos e para os quais peço uma grande salva de palmas!

Este Congresso terá que dar uma contribuição importante para o futuro da educação em Portugal, avançando com propostas e ações concretas para o combate à precariedade, para a recuperação das aprendizagens dos alunos, para a falta de professores, para a melhoria das condições de trabalho, para recomposição da carreira, e, sobretudo, para um efetivo investimento na Educação e na valorização da profissão docente. E, por isso, a frase “É tempo de ser tempo dos professores!” é a palavra de ordem que terá que atravessar os trabalhos deste Congresso, do início ao fim!

Termino desejando-vos dois dias de trabalho profícuo, esperando que saiamos todos daqui, mais fortes e mais unidos na defesa da escola pública e da profissão docente, gritando, a uma só voz: “É TEMPO DE SER TEMPO DOS PROFESSORES”!

 VIVAM OS PROFESSORES, EDUCADORES E INVESTIGADORES PORTUGUESES!

VIVA A FENPROF!

VIVA O 14.º CONGRESSO DOS PROFESSORES!