Política Educativa Carreira Docente Condições de Trabalho Negociação Todas as notícias
Negociação

Plano +Aulas +Sucesso tem um horizonte imediato e é de duvidosa eficácia

25 de julho, 2024

À saída da primeira reunião de negociação sobre o regime de aplicação das medidas que constam do Plano +Aulas +Sucesso, o Secretário-geral da FENPROF declarou que esta foi uma reunião inconclusiva, pois ainda ficaram muitas questões por esclarecer. A FENPROF, tendo recebido o documento com as notas para a negociação atempadamente, enviou uma série de questões ao MECI, mas, nesta reunião, não foi possível obter respostas para todas elas.

Ainda assim, foi possível esclarecer que estas medidas não se destinam a resolver o problema de fundo da falta de professores, mas a abordar as questões mais urgentes no próximo ano letivo e que este plano se destina apenas às escolas e grupos de recrutamento identificados como tendo falta de professores e terminará no ano letivo 2027/2028.

Por estes motivos, na opinião da FENPROF, acreditar que este plano, apesar do muito voluntarismo e boa vontade, irá conseguir atingir o objetivo de reduzir em 90% o número de alunos sem aulas, é acreditar num milagre. Para Mário Nogueira, em simultâneo com estas medidas "de desespero", já deveriam estar a ser discutidas outras que permitissem dar resposta às questões de fundo e mais amplas, como a recuperação da atratividade da profissão docente, para resolver o problema grave da falta de professores em Portugal.