Nacional Todas as notícias

FENPROF saúda o 55.º aniversário da CGTP-IN

01 de outubro, 2025

A FENPROF saúda calorosamente a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) pelo seu 55.º aniversário, celebrado a 1 de outubro de 2025.

Ao longo de mais de meio século de luta, a CGTP-IN afirmou-se como a principal central sindical portuguesa, herdeira das mais firmes tradições de combate dos trabalhadores pela liberdade, pela democracia, pelos direitos laborais e sociais, pela justiça e pela igualdade.

Neste percurso, inseparável da conquista do 25 de Abril e da defesa dos valores constitucionais, a CGTP-IN tem sido um referencial de unidade, de independência e de coerência na ação sindical, sempre com os trabalhadores e pelos trabalhadores.

A FENPROF orgulha-se de integrar a CGTP-IN e de, lado a lado com todos os sindicatos e federações, participar nas grandes lutas que marcaram a história recente de Portugal: pela valorização do trabalho e dos salários, pela dignificação da Administração Pública, pela defesa dos serviços públicos – entre os quais a Escola Pública ocupa lugar central.

Hoje, quando os direitos dos trabalhadores são, cada vez mais, postos em causa, quando se procura fragilizar a contratação coletiva, desvalorizar salários e aumentar a precariedade, a ação da CGTP-IN mantém-se indispensável e insubstituível.

Neste 55.º aniversário, a FENPROF reafirma a sua solidariedade e o seu compromisso de continuar a caminhar ao lado da CGTP-IN, na defesa dos trabalhadores, da democracia e do progresso social.

 

Com a força dos trabalhadores,

Mais salários e direitos!

Derrotar o pacote laboral!

Afirmar Abril, cumprir a Constituição!

 

Viva a CGTP-IN!
Viva a luta dos trabalhadores!

 

Lisboa, 1 de outubro de 2025
O Secretariado Nacional da FENPROF


Leia também a intervenção da Presidente do Conselho Nacional da FENPROF, Anabela Sotaia, no Encontro Nacional de Dirigentes e Activistas Sindicais (CGTP-IN) realizado no passado dia 1 de outubro, n'A Voz do Operário, por ocasião 55.º Aniversário da Confederação Geral dos Trabalhadores Português - Intersindical Nacional.