Curso de Formação Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC) - Nº de registo: CCPFC/ACC-119097/23
Sobre o Ciclo de Debates
Certificação
- A presença e participação em todos os debates permitirá o acesso à certificação do ciclo de debates como curso de formação acreditado pelo CCPFC (25 horas).
- Cada debate terá a certificação como Ação de Curta Duração (3 horas).
Inscrições
- Para os debates individuais: Acão de Curta Duração - até 5 dias antes de cada debate
- Para a inscrição em todos os debates: Curso de Formação - até 16 de fevereiro
Os Debates
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Mário Nogueira
Secretário-geral da FENPROF
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Paula Pinto
Associação para o Planeamento da Família
APF como associação promotora da educação para a saúde e direitos sexuais e reprodutivos, nomeadamente, no âmbito da Educação Sexual (ES) através de programas de intervenção em proximidade nas escolas, produção e disseminação de materiais educativos e informativos em ES e formação de profissionais.
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Marta Reis
Psicóloga Clínica e da Saúde
O estudo Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) procura compreender os comportamentos de saúde dos adolescentes em idade escolar, os seus estilos de vida e os seus contextos sociais.
Este estudo permite identificar os principais comportamentos dos jovens portugueses - quer os comportamentos protetores quer os de risco, o que possibilita a identificação de medidas de prevenção universal ao mesmo tempo que remete para a necessidade urgente de medidas de prevenção seletiva em grupos de risco.
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Lúcia Ramiro
Projeto Aventura Social
A implementação da educação sexual ou educação para a sexualidade, apesar de obrigatória há mais de uma década, continua a ser crucial para o desenvolvimento equilibrado e saudável das crianças e jovens, ainda mais durante o período pós-pandémico. A educação sexual é crucial para reduzir os comportamentos sexuais de risco (ou pelo menos não permitir o seu aumento).
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Ana Rodrigues Costa
Psicóloga Clínica e da Saúde
Bullying e Cyberbullying: Estratégias de prevenção e de intervenção. Capacitar os agentes educativos sobre os fatores que contribuem para o bullying e o cyberbullying, as caracteristicas, as consequências e como prevenir e intervir estas situações, em contexto escolar.
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Margarida Claúdio
Psicóloga Clínica e de Aconselhamento
Numa sociedade onde o comportamento agressivo tem vindo a ganhar maior expressão em idade escolar e onde essa manifestação é tão diferenciada tanto em cenários presenciais (offline) como em cenários virtuais (online), o Ciberbullying assume particular relevância nos dias de hoje, em que a rápida evolução tecnológica proporciona novos e diferentes ambientes de interação e comunicação, privilegiados nomeadamente entre os jovens.
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Luis Pinho Fernandes
Psicólogo Educacional, Projeto Bullying.pt
O bullying é um fenómeno comum nas nossas escolas, particularmente do 1º ao 3º ciclo de escolaridade, sendo, no entanto, cada vez mais comum a sua ocorrência noutros domínios do quotidiano dos mais novos. É necessária a tomada de medidas, sejam elas de carácter preventivo ou interventivo.
Com a banalização e o acesso fácil e rápido às tecnologias tornou-se ainda mais complexo e urgente que toda a comunidade se una neste objectivo de se dotar de competências para tornar o combate e a prevenção deste tipo de comportamentos agressivos entre pares, um desígnio nacional que deve ser promovido desde idades precoces.
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Manuel Pires da Rocha
Músico
"O ensino artístico permanece, no sistema educativo português, algures entre o parentesco pobre e o lugar dos "talentosos". No entanto, não há nenhuma criança que, de lápis na mão, não tenha o impulso de representar o seu mundo ou, simplesmente, de se interessar pelo risco sinuoso de que é capaz. Nem há nenhuma criança que - ainda livre do preconceito - não aceite e reinvente o som que lhe é sugerido. A Arte não é um "recurso educativo" - é um traço essencial da Civilização, sinal de identidade e matéria da construção coletiva. O que é que falta para que a Arte possa ser encarada um bem de primeira necessidade?".
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Júlio Rebelo
PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura
Uma visão integrada e indagadora, assente no pressuposto de quanto maior for o envolvimento cultural, dentro e fora da escola, melhor habilitado está o professor para o seu desempenho profissional. Construção perspetiva de “cultura de escola”. Desafio pioneiro “Ópera na escola”, por intermédio da música – expressão da linguagem universal que nos aproxima da transcendência - , trazendo do abandono da História o Iluminismo e alguns dos seus protagonistas, afinal uma época fundadora de emancipação e instauração das liberdades, exprimiu o nosso propósito maior: fazer da educação cultura e da cultura educação.
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Rui Madeira
Diretor do AE António Arroio
A ligação da Arte à Sociedade e às práticas pedagógicas, procurando uma Sociedade mais inclusiva.
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António Magalhães
Diretor do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior
Os efeitos conjugados da centralidade atribuída ao Ensino Superior para o desenvolvimento económico e das crescentes tecnologização e digitalização do ensinar e do aprender. Na confluência da perda de ligação com a matriz moderna da educação superior, da tecnologização fundada na digitalização dos processos e estruturas de investigação, educação e governação das instituições, a crise associada à pandemia provocada pela Covid-19 é convocada como um analisador da importância e da urgência desta discussão para a identificação da especificidade das experiências educativas da educação superior e, desde logo, para as agendas políticas e educativas.
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Pedro Oliveira
Docente da Universidade do Porto
O que se pretende designar por digitalização do ensino? Que competências digitais devem os alunos e professores dominar? A digitalização deve ter em conta duas dimensões: pedagógica e profissional.
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Fernanda Ledesma
Presidente da Associação de Professores de Informática
O digital na escola: Como encaixar as peças deste puzzle!
Que ligação existe entre os vários planos e projetos, que peças faltam para que tudo funcione.
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Manuela Queirós
Projeto CIEE- Clube de Inteligência Emocional na Escola - Aprender a ser feliz
O Programa MQ-Aprender a ser Feliz focaliza-se no propósito de ensinar as pessoas a serem mais felizes, a gerirem eficazmente as suas emoções, a melhorarem os relacionamentos interpessoais e a alcançarem o sucesso pessoal, educativo ou profissional, através do desenvolvimento da sua Inteligência Emocional. Programa educacional focado no desenvolvimento da inteligência emocional (IE) em crianças, jovens e adultos nos âmbitos escolar, organizacional e da saúde, a partir dos 3 anos de idade.
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Margarida Gaspar de Matos
Coordenadora do Estudo Saúde psicológica e bem estar nas escolas portuguesas
Estudo Saúde Psicológica e Bem estar nas escolas portuguesas. Cerca de um terço dos alunos acusa sinais de sofrimento psicológico e défice de competências socio emocionais em pelo menos uma das medidas consideradas, apresentando sinais de sofrimento psicológico a exigir atenção.
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Mário Madrigal
Formador e Investigador na área do desenvolvimento pessoal e humano
Pensamentos geram emoções e facilmente entramos em desequilíbrio quando partimos do pressuposto de existência de uma má intencionalidade por parte dos outros nos seus comportamentos, que na maior parte dos casos não é real. Por isso, aprender a comunicar é uma arte que envolve uma elevada autoconsciência das próprias necessidades e valores pessoais, assim como treino na observação das necessidades e valores pessoais dos outros.
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Tito Matos
Conselho Português para os Refugiados
O Direito à Proteção Internacional e as Políticas de Acolhimento e Integração de requerentes e beneficiários de proteção em Portugal - o papel do CPR no sistema de asilo em Portugal. As deslocações forçadas e o direito à proteção internacional. Políticas de acolhimento e integração de requerentes de proteção internacional e refugiados.
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Sara Soares
Associação ILGA
Boas Práticas para uma Educação LGBTI+ Inclusiva.
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Paulo Feytor Pinto
Presidente da Associação de Professores para a Interculturalidade
Compreensão abrangente daquilo que é a interculturalidade e a educação intercultural. Análise da mudança que se tem operado, em Portugal, nos destinatários da intervenção intercultural em contexto escolar. Operacionalização transversal da interculturalidade em quatro diferentes disciplinas do currículo: Português, História, Geografia e Matemática.
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Suso Bermello
Secretário Nacional da CIG Ensino, Galiza
Implicación do profesorado no movemento sindical e asociativo, quer no ámbito puramente sectorial como profesorado quer no ámbito sindical xeral, tendo en conta unha realidade de muda xeracional e dun cambio moi relevante na profesión docente, cunha clara tendencia á estandarización fronte á autonomía tanto persoal como colectiva do profesorado.
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Mário Nogueira
Secretário-Geral da FENPROF
O exercício da atividade sindical faz parte da vida dos trabalhadores e no caso dos docentes é indissociável da sua identidade profissional. Nos tempos que correm, em que prevalece cada vez mais o imediato, o fácil, o mediático e o discurso eivado de populismo, chega-se a ouvir dizer que o sindicalismo é coisa do passado, do tempo das grandes lutas operárias, não se tendo atualizado para estar à altura dos chamados novos tempos e dos seus desafios. Os tempos serão novos, mas sobretudo nas formas de abuso sobre o trabalho e os trabalhadores, de resto, são bem antigos na exploração de quem trabalha.
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Jefferson Pessi
Internacional de Educação
Docentes e sindicatos como atores centrais da inovação em políticas públicas, a nível mundial, para potencializar o sindicalismo docente como fonte de ideias inovadoras para a educação portuguesa, europeia e mundial.
[Devido a impedimentos de última hora, Jefferson Pessi não pôde participar neste debate]
Observações Importantes
Regras para a obtenção de certificado das ações de formação
- A inscrição e participação individual em cada debate dará acesso a certificado de Ação de Curta Duração (ACD - 3 horas cada debate);
- A inscrição e participação em todos os debates dará acesso a certificado de Curso de Formação da Ação de 25 horas certificado pelo CCFCP.
Regra geral (Ações de Curta Duração – ACD)
- Assinar as folhas de presença
- Participar em pelo menos 2/3 da Ação de Formação
- Preencher a ficha de avaliação da ação
Regra especifica para o Curso de Formação da Ação de 25 horas
- Aplicam-se as regras gerais
- Realizar trabalho/relatório de avaliação
- O trabalho/relatório deverá conter no máximo de 2 páginas;
- Deverá incluir todos os temas da ação;
- A entrega do trabalho/relatório deve ser feita obrigatoriamente até às 23h 59m do dia 15 de junho de 2023, hora de Lisboa, fazendo o upload no site do CFJSS;
- Após a realização do último debate (31 de maio), receberá no seu email o endereço/link da página onde será feita a entrega do trabalho/relatório;
- Os certificados serão enviados a todos os que cumpriram com as regras acima descritas até dia 30 de julho de 2023.
Note bem: para ter acesso a um certificado de ação de 25 horas, terá obrigatoriamente de se inscrever, atempadamente, em todos os debates.