Todas as notícias
Para licenciados (até aos 30 anos) em diversas áreas

UNESCO: Concurso para o Programa Jovens Quadros 2006 decorre até 6 de Julho

20 de junho, 2005

Na sequência dos debates da 171ª Sessão do Conselho Executivo da UNESCO, o Director-Geral da Organização decidiu relançar o Programa Jovens Quadros em 2006, que entretanto tinha sido anulado, pelo o que está agora aberto o processo de recrutamento.

Os principais objectivos deste Programa de Recrutamento são:

> Assegurar uma melhor representação geográfica dos funcionários dos Estados-membros no Secretariado da UNESCO;
> Contribuir para o rejuvenescimento do pessoal do quadro orgânico e aumentar a representação feminina;
> Assegurar a continuidade e a eficácia dos serviços administrativos do Secretariado

Requisitos de candidatura

i. ser cidadão de um Estado-membro não representado ou sub-representado na Organização (Portugal é um Estado sub-representado);
ii. ter menos de trinta anos até dia 1 de Janeiro de 2006;
iii. ser titular de um diploma universitário, nas seguintes áreas:

Educação
- educação de base para todos, em particular em alfabetização
- educação para a prevenção do HIV/SIDA
- formação em ensino na África Subsaariana
Ciências Exactas e Naturais
- água e ecossistemas associados
Ciências Sociais e Humanas
- ética das ciências e das tecnologias, em particular em bioética
Cultura
- protecção do património material e imaterial
Comunicação
- acesso à informação e ao conhecimento
Gestão financeira e administração geral

iv. possuir excelentes conhecimentos de Inglês ou Francês: o conhecimento fluente de ambas as línguas de trabalho da UNESCO é determinante.

Os três critérios decisivos na escolha dos candidatos são a excelência, a formação e o envolvimento nos domínios da competência da UNESCO. Uma primeira experiência profissional poderá constituir um factor preferencial.

Prazo de apresentação das candidaturas

Os candidatos deverão preencher o formulário de candidatura e anexar cópia do certificado de habilitações, com indicação das classificações obtidas. Cada processo de candidatura deverá ser preenchido obrigatoriamente em Inglês ou Francês e ser fornecido em triplicado com as fotografias coladas no respectivo local.
Os processos de candidatura deverão dar entrada na Comissão Nacional da UNESCO (a/c Dra. Elizabeth Silva, Especialista de Programa - Ciência; Rua Latino Coelho, Edifício Aviz, Bloco A1- 10º, 1050-132 LISBOA) até às 17HOO do dia 6 de Julho de 2005, impreterivelmente.

Processo de selecção das candidaturas

De acordo com as normas estabelecidas pela Organização, a Comissão Nacional da UNESCO fará uma pré-selecção dos processos de candidatura apresentados, seleccionando doze para posterior remessa à UNESCO antes da data limite de 31 de Julho de 2005.
Após a avaliação curricular feita pela UNESCO, os candidatos de todos os países pré-seleccionados pelo Bureau de Gestão dos Recursos Humanos serão convocados para entrevistas e para exames de aptidão linguística, na sede da Organização, em Paris, devendo os referidos candidatos assumir as respectivas despesas de deslocação.

Colocação

No final do processo de selecção pela UNESCO, os dez melhores candidatos terão um contrato de trabalho de um ano na categoria P-1, considerado como um período de experiência. Durante esses doze meses, os Jovens Quadros terão oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos sobre a UNESCO e sobre o Sistema das Nações Unidas, e de receber formação para adquirir as competências relativas aos domínios do Programa da UNESCO e da sua administração.

No final do referido período, o supervisor e o Bureau de Gestão dos Recursos Humanos, farão uma avaliação do desempenho dos Jovens Quadros. Um contrato a termo certo por dois anos com a Organização será oferecido aos Jovens Quadros cujos serviços satisfaçam os critérios definidos pela UNESCO.
Para mais informações sobre o Programa Jovens Quadros, consultar o site da UNESCO.