27 DE MAIO: ENCONTROS EM TODOS OS DISTRITOS
SPRC PROMOVE DEBATE SOBRE SITUAÇÃO SOCIAL E EDUCATIVA
O Primeiro-Ministro prepara-se para revelar ao país o que já era previsível. Após a euforia propagandística das campanhas eleitorais, renasce o fantasma da crise. Não diferenciando a sua acção de anteriores governos, o de Sócrates lança o espectro do seu "combate à crise" sobre os trabalhadores por conta de outrem, particularmente na administração pública. Falseia os dados e apresenta medidas que não resolvem o problema. Estas medidas, não alterando a situação económica e social do país, prosseguem uma política de benefícios em favor do grande capital económico e financeiro.
Ao mesmo tempo, a Ministra da Educação apresentou alterações avulsas, de âmbito curricular e do funcionamento das escolas que, a não serem devidamente esclarecidas no que respeita à sua concretização, poderão indiciar alterações não negociadas (e, por isso, ilegais) de aspectos importantes do exercício profissional dos docentes.
Tendo em conta o futuro negro que começa a ser pintado e que poderá abater-se sobre os trabalhadores portugueses, em geral, e sobre os professores e educadores, em particular, o Sindicato dos Professores da Região Centro decidiu realizar em toda a região grandes encontros, em 27 de Maio. Estes, debatendo as grandes matérias de implicações pedagógicas dominantes que as escolas e as comunidades educativas terão de enfrentar, não deixarão de abordar aspectos importantes do âmbito socio-profissional.
Na região centro os Encontros Distritais realizar-se-ão, a partir das 9.30 horas. em:
Aveiro
Anf.º Departamento do Ambiente da Universidade
Covilhã
Escola Secundária Campos Melo
Coimbra
Auditório da Reitoria da Universidade
Figueira da Foz
Auditório do Museu Municipal
Guarda
Auditório Instituto Português da Juventude
Leiria
Seminário Diocesano de Leiria
Viseu
Auditório da Igreja Nova
Lamego
Hotel Lamego