Nacional

Saudação aos Professores

09 de novembro, 2010

FORTE PRESENÇA NA MANIFESTAÇÃO NACIONAL INDICIA DISPONIBILIDADE PARA A GREVE GERAL E OUTRAS LUTAS

Os professores e educadores portugueses marcaram forte presença na Manifestação Nacional da Administração Pública que se realizou em 6 de Novembro, o que a FENPROF saúda e considera um importante sinal de mobilização, no sentido de se oporem, pela acção e pela luta, contra as medidas que o Governo, com o acordo envergonhado do PSD, pretende impor através da aprovação do Orçamento de Estado para 2011 que é, na verdade, o PEC 3, de todos o mais violento.

No futuro próximo, a não serem travadas por todos nós, outras medidas poderão vir a ser impostas, tais como novas reduções salariais, outros congelamentos de carreira com roubo de tempo de serviço, agravamentos da carga fiscal ou eliminação de apoios sociais, ainda mais importantes no actual quadro de crise económica e social. Acresce, a todos estes problemas, o risco efectivo de desemprego atingindo muitos milhares de docentes. É nesse sentido que se orientam medidas designadas como de racionalização e que, a não serem rejeitadas, não só constituirão um sério e forte revés na capacidade de organização e funcionamento das escolas, bem como na qualidade educativa, com sérias implicações no emprego dos professores e educadores, sendo precisamente esse o objectivo perseguido pelo Governo.

A grande presença de professores e educadores na Manifestação Nacional da Administração Pública e a sua expressiva presença nas reuniões que se têm realizado nas escolas, são importante sinal para as lutas que, inevitavelmente, terão lugar, desde logo e em primeiro lugar, a Greve Geral convocada para 24 de Novembro.


O Secretariado Nacional