Iniciativas
Dia Mundial do Professor

Romance Livro de Vozes e Sombras, de João de Melo vence Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues

04 de outubro, 2021

João de Melo, com o romance Livro de Vozes e Sombras, venceu o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2021, instituído pela FENPROF com o apoio da SABSEG, e que, em 2019, tinha sido ganho por Luísa Costa Gomes com o romance Florinhas de Soror Nada, em 2017, por Isabela Figueiredo, com A Gorda, em 2015, por Lídia Jorge, com Os Memoráveis, e, em 2013, por Ana Cristina Silva, com O Rei do Monte Brasil.

O júri, constituído por Paulo Sucena (FENPROF), José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, deliberou, por unanimidade, distinguir o romance de João de Melo, Livro de Vozes e Sombras, onde o autor «retoma a sua reflexão sobre Portugal, sobre África e a guerra colonial que viveu, acrescentando agora pela primeira vez a história da FLA e do separatismo açoriano».

Neste romance, João de Melo, «sem tomar partido, coloca a tónica nas ambiguidades de vária ordem que vêm abalar de forma corajosa a rigidez das fronteiras que separam colonizador e colonizado, opressor e oprimido. Não há vinculativamente nem vencedores nem vencidos. O que emerge é o choque brutal entre mundos e aspirações opostos». Para o júri, Livro de Vozes e Sombras é «uma visão corajosa e crua da humanidade que nos obriga, aqui e agora, a questionar a relação entre os nossos ideais e as inevitáveis sombras inerentes à sua almejada concretização».

A FENPROF assinala com satisfação que João de Melo, com este seu belíssimo romance, enriqueça a lista de nomes cimeiros da literatura portuguesa contemporânea na área da ficção vencedores deste prémio, que alterna com o Prémio de Poesia António Gedeão. Este último foi atribuído, em 2012, a Ana Luísa Amaral, em 2014, a Manuel Gusmão, em 2016, a Nuno Júdice, em 2018, a Daniel Jonas, e, em 2020, a António Carlos Cortez, autores que muito prestigiam esta iniciativa da Federação Nacional dos Professores.

 

A FENPROF                    A SABSEG