Iniciativas Todas as notícias
Professores em luta

Resumo do terceiro dia de acampamento em frente ao ME

12 de janeiro, 2023

O terceiro dia no acampamento que decorre desde terça-feira em frente ao ministério da Educação teve teatro, poesia, muita música e até um farnel regional.

Durante a manhã, o Sindicato dos Professores do Norte (SPN), através de uma dramatização, ilustrou os problemas que levam os professores à luta e que continuam sem resposta do governo para dizer "Não estamos a falar p'ró boneco!". A precariedade, a recuperação do tempo de serviço, as condições de trabalho e a mobilidade por doença foram algumas das questões para que os professores exigiram respostas do ministério da Educação.

A meio da tarde, os Sindicatos dos Professores da Região Centro (SPRC) e da Zona Sul (SPZS) renderam o SPN e brindaram os participantes com um espetáculo de poesia e música ao vivo, com a participação dos professores do Conservatório de Música de Coimbra, Manuel Pires da Rocha e Hugo Brito. Os poemas foram lidos por Paulo Sucena, antigo secretário-geral da FENPROF, e Paula Mendes Coelho, docente de Literatura no Ensino Superior e ensaísta.

A tarde terminou em volta da mesa com um Farnel Regional para o qual contribuíram os professores vindos das regiões das Beiras, Alentejo e Algarve.

Em luta, sempre com alegria, os professores vão mantendo a animação, sem nunca esquecer as suas reivindicações e os motivos que os levam a exigir #respeito