Nacional
Comunicado da FENPROF de 18/10/2006, 2º dia de greve

Reacção forte dos Professores é mensagem de rejeição do projecto do M.E.

02 de janeiro, 2007

Realizou-se em 18 de Outubro o segundo dia da Greve Geral dos Professores e Educadores.

A greve regista o crescimento generalizado dos índices de adesão nas escolas do ensino secundário e a manutenção dos valores na generalidade das escolas EB 2, 3. É na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico que os valores descem ligeiramente, relativamente à elevada adesão registada ontem. Às quebras registadas não será alheio o facto de os jovens professores e com menores recursos económicos terem optado por realizar apenas um dia de greve.

Porém, é relevante o valor global da percentagem de adesão, superior a 80%, a qual revela uma manifestação inequívoca de desagrado dos professores e educadores portugueses em relação à proposta apresentada pelo ME aos sindicatos e que não sofreu, ainda, qualquer alteração significativa por parte do Ministério da Educação, nas duas mais recentes versões.

OS PROFESSORES EXIGEM RESPEITO E UMA OUTRA ATITUDE NEGOCIAL DO M.E.!

Caso o M.E. não recue nas suas propostas, naquilo que é essencial e em relação ao qual a Plataforma Sindical para o ECD já apresentou propostas, o movimento sindical docente aprovará novas formas de luta que levará por diante. Luta essa que defendendo a profissão docente defende a Escola Pública Portuguesa e a Qualidade do Ensino a que todas as crianças e jovens do país têm direito.

O Secretariado Nacional da FENPROF chama a atenção para a reunião entre a Plataforma Sindical para o ECD e o Ministério da Educação que se realiza amanhã, a partir das 9.30 horas nas instalações do CNE.

Secretariado Nacional da FENPROF, 18/10/2006