Todas as notícias

Professores no XI Congresso da CGTP-IN 15 e 16 de Fevereiro, Lisboa

13 de fevereiro, 2008

Os trabalhos do XI Congresso da CGTP-IN serão  abertos às 10.30 de sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008, no Centro de Congressos de Lisboa, à Junqueira, após uma sessão inaugural de evocação simbólica, especialmente criada para a ocasião. Será a esta hora que a mesa do Congresso e as diferentes delegações nacionais e estrangeiras serão apresentadas aos cerca de 1 000 delegados oriundos de todos os sectores de actividade e de todo o País e entre os quais estarão vários educadores e professores em representação do SPGL, SPN, SPRC, SPZS, SPRA e SPM.

A intervenção inaugural que pertencerá ao Secretário-Geral, Manuel Carvalho da Silva, terá início às 11.30 horas e passará em revista os 4 anos de exercício do actual mandato, bem como as perspectivas da acção sindical que se colocam no futuro.

O XI Congresso definirá as linhas gerais de orientação para o quadriénio 2008-2012, com uma estratégia sindical expressa no Programa de Acção sob o lema "Emprego, Justa Distribuição da Riqueza / Mais Força aos Sindicatos".

Para além do Programa de Acção, os cerca de mil delegados discutirão também os termos de uma Carta Reivindicativa, na qual serão apontadas as orientações e os objectivos reivindicativos a prosseguir pela nova direcção da CGTP-IN.

O Congresso apreciará, ainda, o Relatório de Actividades do mandato cessante e elegerá o novo Conselho Nacional.

No "hall" do Centro de Congressos, e durante os dias 15 e 16, estará patente uma exposição de gravuras do criador Zé Dalmeida, que será objecto de homenagem no início da 2.ª sessão do Congresso.

Conferência Sindical Internacional, 14 Fev.
"A Evolução das Relações Laborais
Alterações à Legislação Laboral e Flexigurança"

Mais de 100 sindicalistas, vindos de 74 centrais e de mais de 44 países para assistirem ao 11º Congresso da CGTP-IN, antecipam em um dia a sua chegada a Lisboa a fim de poderem participar na conferência sindical internacional sobre A Evolução das Relações Laborais ? Alterações à Legislação Laboral e Flexigurança que se realiza dia 14 de Fevereiro, no Centro de Congressos de Lisboa (ex-FIL), na Junqueira. A abertura está prevista para as 14.30 horas e o encerramento para as 20 horas.

Algumas dezenas de dirigentes e activistas sindicais portugueses também participará nesta iniciativa que vai propiciar um oportuno debate sobre esta questão numa altura em que a Comissão do Livro Branco das Relações Laborais ? Comissão da responsabilidade política do Governo ? apresentou o "Livro Branco das Relações Laborais" com um conjunto de recomendações e propostas visando introduzir alterações ao Código do Trabalho. Este documento que prefigura uma alteração do Código do Trabalho, não no sentido de corrigir os aspectos gravosos por estes introduzidos, mas no sentido de os agravar ainda mais.

A Conferência registará as participações de Manuel Carvalho da Silva, Secretário-Geral da CGTP-IN, de Joaquim Dionísio coordenador do Gabinete de Estudos da Central, uma intervenção de enquadramento do Prof. António Casimiro da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e de um representante do IEFP.

Destacamos a presença de delegações: de todas as centrais de Espanha e do Brasil; as principais de França, Itália e Reino Unido; todos os Palop's; Timor-Leste; as principais Centrais Sindicais Mundiais e a CES; a OIT.

Convidamos esse órgão de comunicação social a acompanhar os debates, agradecendo, desde já, a vossa presença.

Em anexo: Regulamento