Entre 12 e 20 de setembro, primeiros dias de atividade letiva nas escolas, a FENPROF fez um levantamento sobre as condições de abertura. O levantamento recolheu informação junto das direções de mais de 400 escolas, número que o torna extremamente rigoroso, face à realidade.
Na próxima segunda-feira (23 de setembro), em Aveiro, a partir das 9:00 horas, serão divulgados em Conferência de Imprensa os resultados do levantamento, sendo possível, a partir deles, compreender os problemas que afetaram a abertura do ano letivo para que se resolvam e não repitam. A Conferência de Imprensa realizar-se-á no Auditório Dr. Carlos Borrego (Departamento do Ambiente da Universidade de Aveiro).
Às 9:30 horas, no mesmo local, e também em Beja (Auditório da Escola Secundária Diogo Gouveia) realizar-se-ão os dois primeiros Plenários Distritais de Professores e Educadores que, com os Professores e a Educação na agenda, percorrerão todo o país. Serão dois plenários por dia, por ordem alfabética dos distritos, terminando em 3 de outubro em Viseu e Vila Real. Após esta ronda distrital de plenários, em 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, os docentes vão encontrar-se em Lisboa, concentrando-se no Rossio e desfilando para o Largo de Camões.
Convidam-se os/as Senhores Jornalistas a acompanharem estas iniciativas:
- Conferência de Imprensa sobre a realidade da abertura do ano letivo (23 de setembro, 9:00 horas, em Aveiro);
- Plenários Distritais com os Professores e a Educação na agenda (23 de setembro a 3 e outubro);
- Dia Mundial do Professor, com Concentração e Desfile em Lisboa, do Rossio para o Largo de Camões (5 de outubro, a partir das 14:30 horas).
Lisboa, 20 de setembro de 2024.
O Secretariado Nacional da FENPROF