Nacional
Iniciativa em Lisboa: 20 de Março

"Pela Paz. Contra a guerra e a ocupação do Iraque"

03 de dezembro, 2004

Florival Lança*

É perturbante a constatação de que a actual escalada belicista, bem expressa nas recentes agressões militares, desencadeadas pelos Estados Unidos e seus aliados, nomeadamente no Iraque, resultam, em primeiro lugar, da aplicação prática da decisão imperial dos Estados Unidos de controlar as principais fontes de produção energética e respectivas rotas de escoamento, assim como de assegurar o domínio estratégico de regiões chave do globo.

Daqui condenamos, uma vez mais, o Governo PSD/PP, por ter colocado Portugal na lista dos países agressores e em confronto com a legalidade internacional.

O aumento do sofrimento imposto aos povos em toda a região do Médio Oriente, em resultado das agressões dos EUA e seus aliados, está a atingir níveis intoleráveis fazendo crescer a consciência, à escala planetária, de que este não é o caminho de futuro para a humanidade, ganhando corpo um grande movimento anti-imperialista dos povos contra a guerra, contra o neo-liberalismo e pela Paz.

A CGTP-IN faz parte activa deste amplo movimento, fiel aos seus princípios e objectivos, empenhada no esclarecimento e mobilização dos trabalhadores portugueses para a participação nas iniciativas e acções decididas em espaços abertos de debate como os Fóruns Mundiais, Europeus ou Nacionais onde participa. Assim, afirma todo o seu empenho na mobilização dos trabalhadores, no sentido de contribuir para o êxito da acção que já está decidida para o próximo dia 20 de Março (sábado), sob o lema "Pela Paz, contra a guerra e a ocupação do Iraque".

* Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN. Da intervenção proferida no 10º Congresso da Central, Lisboa, 30 e 31 de Março de 2004