Educação Pré-Escolar Todas as notícias Nacional
Educação Pré-Escolar

Pedido de informação sobre exclusão dos educadores de infância do Plano de Capacitação Digital dos Docentes

30 de dezembro, 2020

FENPROF exige esclarecimento e repudia decisão

A FENPROF tomou conhecimento da informação enviada pelo Diretor-Geral de Educação aos diretores e presidentes de CAP de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas sobre o Plano de Capacitação Digital de Docentes, tendo verificado que são excluídos os do “ensino” pré-escolar referindo-se, decerto, aos educadores de infância, docentes de educação pré-escolar.

Relendo a Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, designadamente no que respeita ao programa de digitalização para as escolas, em ponto algum se vislumbra motivo para a exclusão dos educadores de infância do plano de formação de docentes (Plano de Capacitação Digital de Docentes) e nem o facto de não se prever a distribuição de computadores às crianças dos jardins de infância pode ser considerada razão para tal exclusão.

Há educadores de infância que recorrem ao meio digital em atividades que organizam e desenvolvem, mas, ainda que não o fizessem, destinando-se todo o programa a promover literacia e inclusão e, como refere a DGE/ME, na informação enviada às direções de AE/ENA, sendo a primeira etapa, a decorrer durante o mês de janeiro, “fundamental para que os docentes possam participar, posteriormente, em formação específica e, deste modo, promover o seu desenvolvimento profissional”, não se compreendem os motivos da exclusão dos docentes de educação pré-escolar.

Muitos têm sido os educadores que contactaram os sindicatos de professores da FENPROF manifestando forte descontentamento por esta discriminação, de facto, incompreensível. No entanto, antes de tomar qualquer posição pública e admitindo que exista uma razão atendível – que não se vislumbra –  para a exclusão de alguns docentes de um plano que se afirma orientado para a promoção da inclusão, a FENPROF solicitou uma informação sobre a decisão que foi transmitida às escolas, declarando, desde logo, que, na sequência do esclarecimento que venha a ser recebido (ou na sua ausência), tomará posição.