Óscar Soares faleceu hoje após um longo período de doença que, no entanto, nunca o derrotou como sindicalista e professor consciente de que só a ação organizada dos trabalhadores permitirá obter vitórias e conquistar direitos.
Na FENPROF, por nem sempre concordar com a orientação maioritária, umas vezes integrou os seus órgãos e noutras não, mas sempre se entregou à luta, à sua organização e à mobilização dos professores e educadores.
Valerá apenas lembrar que o ECD que continuamos a defender que seja aplicado, designadamente quanto à sua estrutura, é resultado da luta que o Óscar Soares, com outros, em coletivo, ajudou a preparar e a realizar. Coisa não pequena, se percebermos os ataques que tem sofrido por todos os governos neste século.
Porque tudo ou quase tudo o que diz, no que este momento permite, transcrevemos a mensagem que o seu Sindicato publicou, deixando a sentida homenagem, seguramente, de todos quantos o conheceram.
“Óscar Soares: um sindicalista de gema; um homem de coração enorme
Podíamos estar em desacordo sobre quase tudo. Tivemos guerras enormes sobre o Estatuto da Carreira Docente, discutíamos ao pormenor quem ficava nas listas e quem saía, qual a redação que melhor mobilizava a classe docente.
Mas quando se tratava de defender os professores, de agitar as escolas, de organizar a luta, o Óscar Soares estava sempre na linha da frente, era dos mais combativos, lúcidos e entusiastas. Mesmo muito doente não deixou de estar presente em manifestações, em reuniões, em ações de luta.
Óscar Soares foi dirigente do SPGL em vários mandatos, noutros fez parte de outras listas, que não se podem chamar de oposição porque com o Óscar nunca houve oposição ao trabalho do seu Sindicato. Fez parte do Secretariado Nacional e do Conselho Nacional da FENPROF. Integrou durante anos o Conselho Nacional da CGTP-IN.
O Óscar morreu hoje, 20 de abril de 2023. A direção do SPGL apresenta profundas condolências à família e amigos. Os professores lembrarão sempre a sua coragem e a frontalidade sincera de um homem bom.
A Direção do SPGL”