Nacional
Vencedores vão disputar lugar na final internacional ibero-americana ("Público", 23/03/2005)

Olimpíadas da Matemática premeiam 24 alunos

24 de março, 2005

Vinte e quatro dos cerca de 60 estudantes que chegaram à final da edição deste ano das Olimpíadas Portuguesas da Matemática foram distinguidos, no passado fim-de-semana, no Funchal.

Divididos em duas categorias, os participantes do grupo 10º ao 12º ano continuarão agora a competir por um lugar nas Olimpíadas Internacionais no México (Julho) e nas Ibero-Americanas, em Setembro, na Colômbia.

A selecção final será feita após um estágio, que se realizará aos fins-de-semana e parte das férias, em Coimbra.

As olimpíadas são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática, têm como principal objectivo desenvolver o gosto pela disciplina e consistem na realização de exercícios, destinados a alunos dos 8º e 9º anos (categoria A) e do ensino secundário (categoria B).

Na categoria A, entre os 12 medalhados, dez frequentam escolas públicas e dez são rapazes. Na categoria B, a grande maioria dos premiados são também de estabelecimentos de ensino estatais e apenas uma rapariga foi distinguida.

Os 18 mil participantes deste ano, de cerca de 600 escolas, fazem deste concurso um dos acontecimentos na área da ciência que mais jovens envolve em Portugal. A primeira edição nacional, em 1983, contou na altura com pouco mais de seis mil estudantes, de 151 escolas.

Público, 23/03/2005