Para um conhecimento mais rigoroso de posições adotadas pelos partidos representados na Assembleia da República (AR), a FENPROF passa em revista algumas das propostas ali surgidas (informações remetidas à Federação) e os sentidos em que foram votadas.
Fica o registo para memória futura de propostas apresentadas e das votações que elas suscitaram. As votações foram as que ocorreram na 5.ª Comissão, Orçamento e Finanças (o PEV não integra esta comissão, razão pela qual não figura nas votações, não obstante ser autor de várias propostas).
Das 21 propostas listadas, apenas quatro seriam aprovadas. Algumas das que ficaram pelo caminho teriam impactos muito positivos na condição profissional dos docentes e nas condições de funcionamento da Escola Pública. A ação institucional da FENPROF (*), a este nível, prosseguirá, mas tão ou mais importante será a força com que os professores e educadores lutarem para fazer valer as suas justas reivindicações.
O BE remeteu à FENPROF uma nota informativa sobre a sua intervenção na discussão do OE.2021.
(*) Já antes da apresentação da proposta pelo governo, a FENPROF pediu reuniões aos grupos parlamentares para apresentar as suas propostas – exigências dos professores – para o Orçamento do Estado de 2021 (OE.2021). Nas reuniões realizadas, a apresentação de problemas que carecem de solução foi apoiada pela entrega dos seguintes documentos:
- Memorando “A FENPROF insiste que é indispensável combater a precariedade laboral…”