Os sindicatos constituintes da FENPROF ? Federação Nacional dos Professores - vão promover no próximo dia 4 de Outubro plenários em todas as capitais de distrito, a propósito do Dia Mundial do Professor.
Nestes plenários será posta à discussão uma moção intitulada ?Por uma profissão docente respeitada / Por um futuro melhor para a Educação?.
De seguida, em muitas das capitais de distrito, os professores e educadores dirigir-se-ão às instâncias descentralizadas do Governo (Governos Civis ou Direcções Regionais de Educação) entregando aí a Moção aprovada. Nas suas deslocações, os professores e educadores presentes distribuirão à população um texto de sensibilização para a situação actual dos professores em Portugal.
Os professores e educadores sentem-se ultrajados com a postura anti-negocial do Governo, e do Ministério da Educação em particular, que tem vindo a impor medidas extremamente gravosas para a sua condição profissional. De entre estas medidas avultam, no início deste ano lectivo, a alteração do horário dos professores, sem uma definição clara de funções a desenvolver pelos docentes neste aumento do horário, introduzindo uma grande ?intranquilidade? nas escolas. Tudo isto sustentado através de uma ignóbil campanha contra a profissão docente, de um momento para o outro considerada como estando alicerçada em ?privilégios ilegítimos?, servida por profissionais que não trabalham e que se reclamam de uma especialização que afinal não é necessária.
No final do ano lectivo já os professores tinham sido vítimas (tal como todos os trabalhadores da administração pública) do aumento do tempo de serviço para a aposentação, do bloqueamento da progressão na carreira e do roubo do tempo de serviço até final de 2006. Por estes motivos realizaram greves em Junho. O regresso às aulas trouxe-lhes agora a confusão generalizada com os horários, com situações de enorme injustiça e, em muitos casos, de flagrante ilegalidade. A crispação e o desalento apoderaram-se das escolas e dos docentes. Exactamente o inverso do que é necessário para vencer os desafios com que o sistema educativo se confronta.
Neste dia 4 de Outubro os professores irão ainda desenvolver iniciativas destinadas a sensibilizar a população para os gravíssimos problemas que hoje se colocam à educação em geral e aos professores em particular. Para o efeito distribuirão um texto à população (?Não é legítimo roubar o futuro aos professores?, em anexo) e desenvolverão localmente outras realizações.
Posteriormente, a 6 e 7 de Outubro, reúne em Lisboa o Secretariado Nacional da FENPROF que analisará o resultado desta acção nacional de carácter descentralizado e tomará decisões quanto ao futuro da luta dos docentes, das quais dará conta em Conferência de Imprensa a realizar nesses dias e a convocar oportunamente.
O Secretariado Nacional da FENPROF
3/10/2005
Área do SPGLisboa | |||
Data |
Localidade |
Local |
Hora |
3 Out. |
Abrantes |
Auditório Santa Casa Misericórdia - Abrantes |
09h00 |
3 Out. |
Entroncamento |
Centro Cultural do Entroncamento |
09h00 |
4 Out. |
Tomar |
Junta Freguesia Santa Maria Olival |
09h00 |
4 Out. |
Santarém |
CNEMA |
09h00 |
4 Out. |
Setúbal |
Auditório Municipal - Cinema Charlot |
15h00 |
4 Out. |
Lisboa |
Instituto Franco-Português |
15h00 |
Área do SPNorte
LOCAIS:
Braga, Inst. da Juventude 10:00h
Bragança, Aud. Paulo Quintela 10:00h
Guimarães, Soc. Martins Sarmento 14:30h
Monção, Biblioteca Municipal 10:00h
Viana do Castelo, Aud. Castelo de Santiago 10:00h
Vila Real, Teatro Municipal 10:00h (junto ao Centro Comercial Dolce Vita)
Porto, V. N. Famalicão, Stª Maria da Feira, S. João da Madeira, Seminário de Vilar - Porto 10:00h
Área do SPRCentro
4 de Outubro | 10h00
LOCAIS
Aveiro - Audit. da Reitoria da Universidade de Aveiro
C. Branco - Auditório do Instituto Português da Juventude
Coimbra - Pavilhão Engº Augusto Correia - Olivais
Guarda - Auditório do Instituto Português da Juventude
Leiria - Seminário Diocesano de Leiria
Viseu - Auditório da Igreja Nova
Lamego - Hotel Lamego
Área do SPZSul
Algarve
- 3 OUT, na escola EB 2,3 Eng. Nuno Mergulhão- Portimão
- 3 OUT- Escola EB 2,3 D. M. Castelo Branco- Portimão
- 6 Out.-Escola EB 2,3 Santo António - Faro
- 10 Out- Escola eB 2,3 Eng. Nuno Mergulhão
- 4 Out. - 16 horas -Concentração junto ao Governo civil- Faro
Évora
- 4 Out, 10 horas- Hotel D. Fernando
Beja
- 4 Out., Auditório da Escola Superior de Educação de BEJA
Área do SPMadeira
- 4 Outubro, 15 horas
Local: Hotel Madeira Palácio
Área do SPRAçores
4 de Outubro, das 9,30H às 17.30H
Local: Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada