Todas as notícias

Nota de imprensa do SN da FENPROF sobre esta ação

24 de setembro, 2013

(I)MURAL DO DESEMPREGO E DA PRECARIEDADE

DOS PROFESSORES PORTUGUESES

 

A FENPROF realiza, nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, no Porto (11H00, Pr. da Liberdade) uma ação de denúncia e de luta contra o desemprego e a precariedade de que dezenas de milhar de professores portugueses são vítimas por ação deliberada do governo. Estes problemas afetam a vida de muitas famílias, prejudicam gravemente a Escola Pública e resultam num inaceitável desperdício de qualificações e de experiências profissionais num país que tanto precisa dos seus professores.

Com a iniciativa, a FENPROF pretende evidenciar:

- Quem são os profissionais que deviam estar a desempenhar as funções nas escolas numa situação de estabilidade preceituada por disposições legais, por princípios constitucionais e por normas comunitárias;

- Quem são os professores que o governo condena, crescentemente, ao desemprego e ao abandono da profissão;

- Que qualificações e experiências profissionais estão a ser desperdiçadas pelas opções políticas do governo;

- Quem são aqueles que o governo agora quer submeter à realização de um exame para, alegadamente, verificar se têm “requisitos mínimos” para serem professores;

- Que projetos de vida de tantos docentes profissionalizados estão a ser imolados pela austeridade que norteia a ação do governo.

Durante a iniciativa será erguido um mural com exemplos de perfis profissionais de professores hoje desempregados ou contratados a termo, alguns há muitos anos. Haverá uma conferência em que estará presente o Secretário-Geral da FENPROF. A iniciativa contará com a participação de professores desempregados e contratados.

A FENPROF convida os órgãos de comunicação social e os/as senhores/as jornalistas a acompanhar a ação de denúncia de luta em torno de uma tema de inegável sensibilidade social e da maior importância para a Escola Pública em Portugal.

 

O Secretariado Nacional