Nacional
Declarações do SG da FENPROF à Antena 1 (9/01/2013)

“Não somos portugueses para ficar de braços cruzados a ver o FMI, ou seja quem for, a dar cabo do nosso país!...”

09 de janeiro, 2013

Ouvir aqui declarações do SG da FENPROF à Antena 1

FENPROF promete combate à redução de professores

Sandra Henriques09 Jan, 2013, 09:37 / atualizado em 09 Jan, 2013, 11:26

O Secretário-Feral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF) não se mostra surpreendido com os cortes defendidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para o setor da Educação em Portugal. Mário Nogueira promete luta contra a redução do número de docentes.

Depois de o FMI ter recomendado ao governo a redução de professores, Mário Nogueira afirma à Antena1 que se trata de uma questão ideológica: “Não surpreende que a receita seja essa, isto é, que a receita seja ainda mais desemprego para os professores, introduzir finalmente a mobilidade especial nos professores, e privatizar o ensino – o que era uma coisa que já se calculava que este governo tinha por intenção. A privatização, ao contrário do que pode dizer o FMI, não é claro que seja mais barata”.

O líder da FENPROF avisa que vai combater contra as mudanças defendidas pelo FMI. “Não somos portugueses para ficar de braços cruzados a ver o FMI, ou seja quem for, a dar cabo do nosso país”, assegura.

Em causa está o relatório em que o FMI recomenda a Portugal um vasto programa para aumentar a eficiência do Estado através de um corte de 4 mil milhões de euros na despesa pública. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que explica que o documento foi encomendado pelo executivo para delinear a refundação do Estado social.