Nacional
Quatro meses depois da mudança para a Av. 24 de Julho, que custou cerca de um milhão de contos ("Público", 29/03/2005)

"Ministério da Educação regressa à 5 de Outubro"

31 de março, 2005

Quatro meses depois de se terem mudado da Avenida 5 de Outubro para a Avenida 24 de Julho, em Lisboa, os principais gabinetes do Ministério da Educação (ME), incluindo o da ministra Maria de Lurdes Rodrigues, regressam ao local de origem.

A mudança de instalações no passado mês de Novembro custou cerca de um milhão de euros e foi justificada pela anterior equipa com a utilidade em juntar todos os principais serviços e departamentos do ME na mesma zona. Na Avenida 24 de Julho já funcionavam as direcções-gerais dos Recursos Humanos da Educação, do Desenvolvimento e Inovação Curricular, Formação Vocacional e ainda a Inspecção-Geral da Educação.

A transferência do gabinete da anterior ministra da Educação, Maria do Carmo Seabra, e do secretário de Estado da Administração Educativa (o da Educação fora deslocalizado para Aveiro) para junto dos outros serviços acabaria por permitir uma poupança nos custos de deslocação e ganhos de eficiência de cerca de 400 mil euros, justificou na altura o gabinete de Carmo Seabra.

Não é esse o entendimento da actual equipa, que prefere voltar a trabalhar nas antigas instalações. "O ME está associado à 5 de Outubro. Desde os anos 70 que funcionou aí. Não vamos desalojar ninguém e as instalações da 24 de Julho serão ocupadas por outros serviços que estão a trabalhar sem condições em edifícios alugados", explica Susana Lemos, assessora de imprensa do gabinete da ministra da Educação. A mudança está prevista já para o início do próximo mês.

Público, 29/03/2005