Nacional
Nota de imprensa do dia 15/10/2004

Ministério da Educação reconhece necessidade de corrigir listas: reunião marcada para 2ª feira

16 de outubro, 2004
 

Após um longo dia de espera e de pressão a FENPROF foi recebida pelas 19 horas de hoje pelo Senhor Secretário de Estado da Administração Educativa. A delegação da FENPROF entregou um dossier comprovativo das situações irregulares verificadas nas listas de colocação de docentes contratados publicadas na madrugada do dia 14.

De entre os erros detectados sobressaem a transposição para a fase de colocações em horários supervenientes (requisitados pelas escolas após as colocações de 28 de Setembro) de um número elevado de horários que deveriam ter sido preenchidos nas colocações de 28 de Setembro o que não aconteceu por inteira responsabilidade do Ministério da Educação. Este erro coloca fora de concurso um número significativo de candidatos que deveriam ter sido colocados nesses horários em 28 de Setembro. As irregularidades abrangem também um número significativo de candidatos ultrapassados nas suas preferências por candidatos com menor graduação e ainda candidatos indevidamente excluídos do concurso por análise incorrecta (por parte do Ministério da Educação) das respectivas candidaturas. Finalmente há situações de colocação do mesmo professor em mais de uma escola, professores de quadro de zona pedagógica sem escola atribuída e escolas cujos horários, apesar de terem sido requisitados em Julho/Agosto continuam por preencher.

O Ministério da Educação marcou para a próxima 2ª feira, 18 de Outubro, pelas 17 horas, uma reunião com a FENPROF para fazer o balanço das listas e encontrar soluções para os problemas detectados. Até à clarificação destas situações, não haverá novas colocações.

A FENPROF sublinha que esta alteração na posição do Ministério só foi possível pela firme determinação evidenciada pelos docentes prejudicados e pela intervenção decidida e coerente da FENPROF. Os direitos de todos os professores têm de ser garantidos.

                                                                                     15/10/2004      O Secretariado Nacional