Negociação Todas as notícias
Negociação

ME, sem soluções, continua a não dar resposta aos problemas

02 de fevereiro, 2023

À saída da quarta reunião negocial sobre a revisão do regime de concursos, o Secretário-geral da FENPROF lamentou que o Ministério da Educação não tenha apresentado nenhum documento escrito e que, por isso, esta reunião não tenha servido para muito. Mário Nogueira diz que o ME parece mais empenhado em chegar a "acordozinhos" do que em tentar obter um acordo global.

Apesar de alguns avanços, designadamente no que respeita à vinculação de docentes contratados, Mário Nogueira lembra que os professores também estão em luta pela recuperação do tempo de serviço, por um efetivo combate à precariedade, por um regime específico de aposentação, pela eliminação das vagas e das quotas para progressão, por melhores condições de trabalho, entre muitas outras questões para as quais o ME continua a não ter resposta.

Por isso, há motivos para que os professores não baixem os braços. No imediato, a luta vai continuar em força, com as greves nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Porto e com a Manifestação Nacional "Em defesa da profissão docente!" a 11 de fevereiro, em Lisboa.