O serviço de pediatria do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, inaugurou um sistema informatizado de apoio pedagógico às crianças ali internadas, que lhes permite fazer trabalhos de casa, contactar com amigos e pedir informações às suas escolas.
Com recurso a seis computadores - um ligado à Internet e os restantes com sistema de encaixe nas camas dos doentes - as crianças, com idades até aos 14 anos, poderão ter acesso a conteúdos de ensino de acordo com os currículos escolares e manter contacto com o seu universo familiar em moldes até agora impossíveis.
Isabel Dias, educadora daquele serviço de pediatria, disse à "Lusa" que a ideia visa "dar continuidade, dentro dos possíveis, à vida anterior que as crianças tinham antes do internamento, que é sempre uma ruptura forte".
"Para tentar assegurar essa continuidade", as crianças podem, via Internet, enviar mensagens para colegas, amigos, escola ou familiares, além de aceder a conteúdos pedagógicos e informativos como a Escola Virtual ou a Infopédia.
A Escola Virtual inclui conteúdos curriculares necessários para os alunos dos vários escalões etários manterem o acompanhamento das aulas que entretanto estão a ser dadas nas escolas, assim como elaborar trabalhos de grupo.
"A criança passa a poder fazer aqui trabalhos de casa, testes e projectos de grupo, de modo a manter a sua aprendizagem", referiu Isabel Dias, para quem "é importante a criança levar uma faceta positiva do seu internamento e não apenas uma imagem negativa".
O serviço de pediatria do Hospital Pedro Hispano conta com 31 camas.
Lusa, 17/03/2006