Nacional
"Este 5 de Outubro é um oceano de coragem"

Marcha: apontamentos de uma jornada memorável

10 de outubro, 2006

"Esta Marcha é uma resposta inequívoca dos professores e educadores a dois anos de ataques do aparelho do Governo, que tem tentado manchar a imagem dos professores na opinião pública. Este 5 de Outubro é a imagem da vontade de defendermos a nossa profissão. Este 5 de Outubro é um oceano de coragem".
Luis Lobo, SN da FENPROF

"Os educadores e professores presentes no Plenário de encerramento da Marcha Nacional decidem manifestar o seu apoio e solidariedade activa às organizações sindicais de docentes que lutam afincadamente pela dignificação da profissão docente, pelo reforço do seu prestígio social e pela construção de uma escola pública de qualidade". E decidem "assumir o compromisso de mobilizar os colegas para uma luta que se antevê dura, difícil, complexa e prolongada, mas indispensável para a defesa da profissionalidade docente".
Da Moção aprovada por unanimidade no Rossio

"Só através da participação democrática de todos os que trabalham dentro das escolas se pode garantir com eficácia a qualidade dos sistemas escolares".
Gabriela Giorgeti, CGIL-SCUOLA

"Hoje em todo o Mundo comemora-se o Dia do Professor. Nesta data celebramos a importância dos educadores e professores para o progresso das sociedades. Nesta data, afirmamos que só há sociedades desenvolvidas com mais Educação, mas importa afirmar que não há Educação sem Professores e que só há qualidade de Educação com professores respeitados e valorizados" (...) Em Portugal temos hoje um Governo-frigorífico. Porque a sua actividade consiste em congelar tudo: congela as remunerações, congela a contagem do tempo de serviço, congela as progressões na carreira, congela a segurança na doença, até quer congelar os direitos profissionais e constitucionais.
Dias da Silva, FNE