Iniciativas
programa na semana de 28 de abril a 4 de Maio

Manifesto em defesa da Cultura

21 de abril, 2014

O Manifesto em defesa da Cultura assinala os 40 anos do 25 de Abril, o seu projeto democrático e popular e o movimento que gerou, na sociedade portuguesa, de cultura livre e libertadora, fruto da cultura popular viva e da cultura da resistência ao fascismo. Foi também Abril, os seus valores e a sua Constituição que deram corpo à democracia cultural, entendida como o livre exercício de um direito de todos e para todos, à criação e à fruição, à defesa do património e da identidade.
 
Mergulhados de novo em tempos negros, em que as forças mais retrógradas deste país levam a cabo o maior ataque à democracia por Abril instaurada, dão cobertura a um criminoso saque das riquezas do país, prosseguem a destruição da economia, da cultura e das vidas das pessoas, o Manifesto em defesa da Cultura inscreve este programa de comemorações dos 40 anos do 25 de Abril no seu projecto de luta por uma política alternativa para a Cultura.

O programa terá lugar na semana de 28 de abril a 4 de maio, culminando numa grande festa político-cultural a realizar no Largo de S. Carlos, no dia 3, a partir das 15h00.

Ao longo da semana ocorrerão pequenas acções de agitação, promovendo as ideias e luta do Manifesto em defesa da Cultura e das colectividades que a ele se associarem, os ideais de Abril e anunciando a Festa a decorrer a 3 de Maio.