Nacional
Decisão do Tribunal Administrativo de Círculo do Funchal

Madeira: exames regionais de 6º ano impugnados pelo Ministério Público

28 de junho, 2006
Uma providência cautelar instaurada pelo Ministério Público relativa à realização dos exames regionais de Matemática e de Língua Portuguesa, no 6.º ano, impede a sua concretização agendada para o final do mês corrente.

Esta decisão decretada pelo Tribunal Administrativo de Círculo do Funchal não pode ser impugnada. Dela não pode haver recurso. O SPM já havia chamado a atenção para esta problemática. Entendeu o Ministério Público estar criada uma discriminação ilegal relativamente aos alunos do resto do país. O carácter obrigatório e a possibilidade de retenção administrativa do aluno no 6.º ano, para quem não realizasse a prova, foi outra razão para a providência cautelar accionada. Para além disso, a Secretaria Regional da Educação está a desrespeitar a legislação emitida pela Assembleia Legislativa da Madeira q uando, no preâmbulo do Decreto Legislativo Regional  20/2003/M, de 24/07, se diz dever ser "ressalvada a competência prevista na alínea b) do nº4 do artigo 13º do Decreto Lei nº 6/2001, de 18 de Janeiro, na redacção dada pelo Decreto Lei nº 209/2002, de 17 de Outubro, dado que se trata de uma competência exclusiva dos serviços centrais do Ministério da Educação". Essa competência é relativa à "avaliação sumativa externa, da responsabilidade dos serviços centrais do Ministério da Educação".

Tal prescrição colide com o articulado do Despacho regional 120/2005, de 7 de Dezembro de 2005, quando estipula que a "avaliação sumativa externa do 6º ano é da responsabilidade da Direcção Regional da Educação ".

Recorde-se ainda que o SPM reuniu-se com a Direcção Regional da Educação em Janeiro último, aguardou por uma alteração do diploma, mas tal não sucedeu. Assim, o sindicato procurou a devida clarificação jurídica junto das entidades competentes. Perante os factos, o Ministério Público entendeu tomar a iniciativa e instaurar a providência cautelar.


Nélio de Sousa