Raquel Varela afirmou que a ideia do estudo do burnout, saíu reforçada por existir um inquérito validado, porque se verificou que há uma semelhança na análise de cada uma das pessoas e a resposta subjectiva ao inquérito. Para a equipa de investigadores era fundamental explicar porque é que os professores sentem o que sentem em relação à sua profissão. Permitiu chegar a conclusões muito interessantes.
António Coimbra de Matos - Psiquiatra
Henrique Silveira Oliveira - Matemático, responsável pelo tratamento dos dados
Roberto Leher - Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mário Nogueira - Secretário-Geral da FENPROF
75% dos professores apresentam desgaste profissional.
48% dos professores apresentam sinais preocupantes de desgaste profissional.
A classe docente é uma classe doente.
84% deseja aposentar-se antecipadamente; este problema social é revelador de falta de motivação no trabalho.
Não é um problema individual, mas sim de organização do trabalho.
27,3% dos professores apresentam sinais críticos ou extremos de desgaste emocional.
Há uma ligação directa entre o índice de burnout e a idade. Aumenta significativamente a partir de 55 anos de idade.
A síndrome de burnout consiste na dissociação das expectativas com a realidade. Isto pode acontecer mais com os mais velhos, pois os mais novos não vivem esta dissociação. Nestes, a expectativa aproxima-se mais da realidade do que com aqueles que vivenciaram a escola democrática, a gestão democrática, tiveram mais autonomia e foram mais compensados, antes, com o seu trabalho.
Os professores avaliam, na quase a totalidade a burocracia como responsável pelo mau estar docente. Factor extremamente negativo para a realização do trabalho na educação.
------------------------------------
O professor consegue não deixar de responder à sua função. Quando se está numa posição de relação com os outros, quem está numa posição hierárquica superior, tem mais responsabilidade não devendo poder submeter-se àqueles que “lidera”. Os professores sofrem desta contradição em relação aos seus alunos, o que é factor significativo de burnout.
------------------------------------