A FENPROF solicitou aos partidos com grupo parlamentar que contribuíssem para o esclarecimento de docentes e investigadores sobre o seu empenho na resolução do elevado número de problemas de ordem socioprofissional e geral, no âmbito da educação.
Fê-lo de duas formas: solicitando a resposta a um pequeno, mas objetivo, conjunto de questões (que têm estado a ser divulgadas) e divulgando as iniciativas, do âmbito parlamentar, de que foram autores nas duas últimas legislaturas, particularmente projetos de resolução, recomendações, projetos lei e, também, apreciações parlamentares que se enquadrassem no conjunto de aspetos sobre os quais é importante conhecer o trabalho dos partidos no parlamento para o qual são eleitos. Tendo em conta o elevado número de iniciativas parlamentares, procurámos dar particular importância àquelas que se inscrevem no âmbito socioprofissional.
Assim, dividimo-las por partido e por tema, nos seguintes aspetos: Carreira, Progressão e Contagem do Tempo de Serviço; Precariedade, Concursos e Falta de Professores; Horários de trabalho, Condições de Trabalho, Sobretrabalho e Horas Extraordinárias; Envelhecimento, Aposentação e Regime Específico; Outros (de carácter geral).
Acederam à proposta de divulgação das iniciativas parlamentares e à forma como as mesmas foram votadas PSD, BE, PCP, PAN e PEV.
![]() |
|
Elimina a requalificação de docentes |
Aprovado |
Revogação da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências - PACC |
Aprovado |
Reposicionamento na carreira dos docentes que ingressaram nos quadros - regulamentação do estatuto da carreira docente |
Aprovado |
Revalorização da carreira docente |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo a contabilização de todo o tempo de serviço prestado pelos docentes de Língua Gestual Portuguesa para efeitos de integração na carreira docente |
Rejeitado |
Valorizações Remuneratórias dos Docentes do Ensino Superior |
Rejeitado |
Índices salariais de professores de técnicas especiais de escolas secundárias artísticas |
Rejeitado |
Situação dos leitores nas universidades portuguesas |
Rejeitado |
Valorizações remuneratórias dos docentes do ensino superior |
Rejeitado |
Cria uma norma excecional na avaliação docente do ensino superior público |
Sem votação |
Pela valorização da carreira docente |
Rejeitado |
![]() |
|
Efetiva o direito à progressão remuneratória dos professores do Ensino Superior Público |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo que se uniformize o sistema de avaliação docente no ensino superior salvaguardando o princípio do tratamento mais favorável |
Rejeitado |
Propõe medidas de valorização do exercício de funções do Ensino Português no Estrangeiro |
Rejeitado |
Recomenda a contagem de todo o tempo de serviço para efeitos da valorização remuneratória que resulta da progressão na carreira |
Rejeitado |
Apreciação parlamentar do Decreto-Lei n.º 45/2016, de 17 de agosto Aprova um conjunto de regras complementares do processo de transição dos docentes do ensino superior politécnico regulado pele Decreto-Lei n.º 207/2009, de 31 de agosto, alterado pela Lei n.º 7/2010, de 13 de maio |
Aprovado |
Contabilização integral do tempo de serviço das carreiras e corpos especiais da administração pública |
Rejeitado |
Contabilização integral de todo o tempo de serviço das carreiras e corpos especiais |
Rejeitado |
Efetiva o direito à progressão remuneratória dos professores do Ensino Superior Público garantindo a contabilização de todos os pontos obtidos |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo a eliminação da imposição administrativa de vagas para a progressão aos 5.º e 7.º escalões da carreira docente |
Rejeitado |
Garantia de uma avaliação de desempenho justa no Ensino Superior Público |
Rejeitado |
![]() |
|
Recomenda ao Governo que se uniformize o sistema de avaliação docente no ensino superior salvaguardando o princípio do tratamento mais favorável |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo que assegure que as vagas de acesso ao 5.º e ao 7.º escalão em 2021 sejam idênticas ao número de docentes que integram as listas de acesso nestes dois escalões e que assegure uma solução que garanta a recuperação de todo o tempo de serviço dos docentes que estiveram em suspenso nas listas de vagas |
Rejeitado |
Clarifica o regime de progressão remuneratória dos docentes do ensino superior |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo que se uniformize o sistema de avaliação docente no ensino superior salvaguardando o princípio do tratamento mais favorável |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo que assegure que as vagas de acesso ao 5.º e ao 7.º escalão em 2021 sejam idênticas ao número de docentes que integram as listas de acesso nestes dois escalões e que assegure uma solução que garanta a recuperação de todo o tempo de serviço dos docentes que estiveram em suspenso nas listas de vagas |
Rejeitado |
Estabelece mecanismos de compensação para docentes deslocados da residência no cumprimento do seu exercício profissional |
Rejeitado |
![]() |
|
Contagem de todo o tempo de serviço para efeitos de progressão na carreira |
Aprovado |
Materializa o direito à alteração obrigatória de posicionamento remuneratório aos docentes do Ensino Superior Público |
Rejeitado |
Atribuição de direitos devidos aos professores (tempo de serviço, aposentação, vinculação, concursos, horário de trabalho) |
Rejeitado |
![]() |
|
Tempo de trabalho declarado à Segurança Social dos docentes contratados a exercer funções a tempo parcial |
Aprovado |
Faz recomendações ao Governo e à Fundação para a Ciência e Tecnologia visando um reforço urgente do investimento na Ciência e na Comunidade Científica em Portugal |
Aprovado |
Pela realização de um concurso de professores que melhor responda às necessidades de pessoal docente nas escolas |
Aprovado |
![]() |
|
Revogação da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências - PACC |
Aprovado |
Pelo cumprimento da Diretiva 1999/70/CE da Comissão Europeia, relativa ao vínculo na carreira docente |
Sem votação |
Prorrogação do período transitório previsto no estatuto da carreira docente do ensino superior universitário e politécnico, garantindo condições para a conclusão dos doutoramentos e corrigindo injustiças |
Aprovado |
Recomenda ao Governo a vinculação dos docentes contratados de acordo com o previsto na Diretiva 1999/70/CE |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo a criação de um grupo de recrutamento para docentes de língua gestual portuguesa |
Aprovado |
Prorrogação e renovação das bolsas de investigação pós-doutoramento até à publicação do resultado dos concursos previstos no artigo 23.º da Lei n.º 57/2017, de 19 de julho |
Aprovado |
Docentes do ensino de português no estrangeiro |
Aprovado |
Pela correta aplicação da Lei n.º 57/2017, de 19 de julho |
Aprovado |
Recomenda ao Governo a melhoria do regime de recrutamento e mobilidade dos docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário |
Rejeitado |
Contabilização de dias de serviço para efeitos de proteção social dos docentes colocados em horários incompletos |
Sem votação |
Pela criação de um grupo de recrutamento da área do teatro |
Sem votação |
Pela criação de um grupo de recrutamento de intervenção precoce |
Sem votação |
Reconhecimento do tempo de serviço de professores colocados em horários incompletos |
Rejeitado |
Prorrogação dos contratos no setor da ciência, tecnologia e ensino superior como medida de proteção do emprego e combate à crise da pandemia da COVID-19 |
Sem votação |
Contabilização de dias de serviço para efeitos de proteção social dos docentes colocados em horários incompletos |
Rejeitado |
Cria o regime de compensação a docentes deslocados |
Rejeitado |
Programa extraordinário de vinculação dos docentes com 5 ou mais anos de serviço |
Rejeitado |
Determina a revisão do regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário |
Aprovado |
Programa de vinculação dos docentes de técnicas especiais do ensino artístico especializado nas áreas das artes visuais e dos audiovisuais |
Aprovado |
Pela criação de um grupo de recrutamento de intervenção precoce |
Aprovado |
Medidas de apoio à investigação científica e aos seus profissionais |
Rejeitado |
Pela realização de concursos que preencham as necessidades das escolas e não excluam professores |
Aprovado |
Recomenda a contratação de mais professores, técnicos especializados e trabalhadores não docentes para a escola pública |
Aprovado |
Pela vinculação extraordinária dos docentes de técnicas especiais |
Aprovado |
Redução das desigualdades que afetam os docentes contratados com horários incompletos |
Rejeitado |
![]() |
|
Regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário |
Rejeitado |
Propõe um regime de vinculação dos docentes na carreira |
Rejeitado |
Revoga o Regime de Requalificação Docente |
Aprovado |
Estabelece os requisitos para o acesso à profissão docente e garante a anulação dos efeitos da Prova de Avaliação de Capacidades e Conhecimentos |
Aprovado |
Respeito pelos direitos dos docentes do ensino artístico especializado |
Rejeitado |
Recomenda a integração dos leitores das instituições do ensino superior público |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo que crie o Grupo de Recrutamento nas áreas da Expressão Dramática e do Teatro |
Rejeitado |
Respeito pelo tempo efetivo de trabalho dos docentes em horário incompleto |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo que assegure a existência dos trabalhadores da Escola Pública em número necessário e com o vínculo adequado para o arranque do ano letivo 2018/2019 |
Aprovado |
Pela fiscalização da efetiva aplicação do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, alterado pela Lei n.º 57/2017, de 19 de julho (Emprego Científico) |
Aprovado |
Concurso extraordinário de recrutamento e colocação de inspetores na área da Educação e Ciência |
Aprovado |
Propõe medidas para o combate à precariedade laboral nas instituições de ensino superior |
Rejeitado |
Contratação e integração dos Bolseiros de Gestão de Ciência e Tecnologia |
Rejeitado |
Recomenda a realização de um concurso geral de professores em 2018 e a alteração do regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário |
Aprovado parcialmente |
Recomenda a criação dos Grupos de Recrutamento que correspondam às funções de docência dos Técnicos Especializados |
Aprovado |
Propõe medidas de combate à precariedade e contratação efetiva dos técnicos especializados na Escola Pública |
Aprovado parcialmente |
Recomenda ao Governo que sejam tomadas medidas urgentes para a contratação e vinculação de pessoal docente nas Instituições do Ensino Superior Público |
Rejeitado |
Apreciação parlamentar do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, que "Aprova um regime de contratação de doutorados destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento" |
Aprovado |
Regime jurídico da contratação do pessoal de investigação científica em formação |
Rejeitado |
Abertura de concurso para a vinculação extraordinária do pessoal docente das componentes técnico-artístico especializado para o exercício de funções nas áreas das artes visuais e dos audiovisuais, nos estabelecimentos públicos de ensino |
Aprovado |
Procede à oitava alteração ao Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, que estabelece o regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário |
Rejeitado |
Vinculação extraordinária de todos os docentes com cinco ou mais anos de serviço até 2022 |
Rejeitado |
Procede à criação de medidas de combate à carência de professores, educadores e técnicos especializados na Escola Pública |
Rejeitado |
Aprova um conjunto de medidas excecionais e temporárias para salvaguarda dos direitos dos trabalhadores do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e do trabalho científico, técnico e de gestão |
Rejeitado |
Regime especial de contabilização do tempo de trabalho dos docentes em horário incompleto |
Rejeitado |
Recomenda a adoção de medidas para a dinamização do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, combatendo a precariedade e o subfinanciamento |
Rejeitado |
Prorrogação dos contratos de trabalho a termo dos docentes e investigadores do ensino superior público |
Rejeitado |
Recomenda a aplicação de medidas de apoio aos trabalhadores do Sistema Científico e Tecnológico Nacional |
Rejeitado |
Pela realização de um concurso interno e externo justo, que corresponda às necessidades das escolas e respeite os direitos dos professores |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo a contratação de todos os trabalhadores necessários ao funcionamento da escola pública |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo que crie o Grupo de Recrutamento na área da Intervenção Precoce |
Aprovado |
Recomenda ao Governo que crie o Grupo de Recrutamento nas áreas da Expressão Dramática e do Teatro |
Rejeitado |
![]() |
|
Suspende os prazos de caducidade dos contratos de trabalho dos trabalhadores de instituições de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior |
Aprovado |
Pela criação de um Grupo de Recrutamento da Intervenção Precoce |
Aprovado |
Pela criação de um regime de vinculação e integração na carreira dos docentes da área do teatro e criação do respetivo grupo de recrutamento |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo a realização de um concurso justo que valorize a carreira docente e respeite as necessidades das escolas |
Rejeitado |
![]() |
|
Garantia de uma escola inclusiva, através da promoção da língua gestual portuguesa |
Aprovado |
Combate à precariedade contratual de técnicos especializados na escola pública |
Aprovado |
Altera os montantes e os critérios de cálculo nas compensações em caso de cessação do contrato de trabalho e despedimento (14.ª alteração ao Código de Trabalho aprovado pela Lei 7/2009, de 12 de fevereiro) |
Rejeitado |
![]() |
|
Estabelece um número máximo de alunos por turma e por docente na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário |
Aprovado |
Diminuição do número de alunos por turma e promoção do sucesso escolar |
Sem votação |
Alteração do calendário escolar da educação pré-escolar |
Aprovado |
Medidas para regular os horários, combater o desgaste e melhorar as condições de trabalho dos docentes |
Rejeitado |
Estabelece um número máximo de alunos por turma no ano letivo de 2020/2021 na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário devido à pandemia da COVID-19 |
Rejeitado |
Estabelece um número máximo de alunos por turma |
Rejeitado |
![]() |
|
Propõe medidas de valorização dos professores e educadores e melhoria das suas condições de trabalho |
Aprovado parcialmente |
Propõe a alteração dos procedimentos do mecanismo de mobilidade por motivo de doença e a conversão da componente letiva em não letiva sem agravamento do horário dos educadores de infância e professores do Ensino Básico e Secundário |
Aprovado parcialmente |
Estabelece medidas de redução do número de alunos por turma visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem |
Rejeitado |
Recomendação: Valorização dos professores e educadores e melhoria das suas condições de trabalho |
Rejeitado |
Apreciação - Decreto-Lei n.º 8-B/2021, de 22 de janeiro (Estabelece um conjunto de medidas de apoio no âmbito da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais) |
Aprovado |
![]() |
|
Pelo reconhecimento e qualificação do pessoal de apoio educativo da escola pública |
Rejeitado |
![]() |
|
Reposição das 35 horas de trabalho semanal na Administração Pública |
Aprovado |
Estipula o número máximo de alunos por turma |
Aprovado |
Consagra o direito a 25 dias de férias anuais (14.ª alteração ao Código de Trabalho) |
Rejeitado |
Necessidade de revisão do rácio de auxiliares de ação educativa na Escola Pública |
Aprovado |
Diminui o número máximo de alunos permitido por turma |
Rejeitado |
Cria o apoio de deslocalização a atribuir a professores |
Rejeitado |
![]() |
|
Uniformização da aplicação do regime especial de aposentação para educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico do ensino público em regime de monodocência que concluíram o magistério primário e de educação de infância em 1975 e 1976 |
Aprovado parcialmente |
![]() |
|
Recomenda ao Governo a possibilidade de aposentação aos 40 anos de descontos sem penalizações e a aplicação de regimes de aposentação relativos a situações específicas |
Rejeitado |
![]() |
|
Propõe um regime transitório para a aposentação de professores e educadores, com vista a criar justiça no regime de aposentação |
Rejeitado |
Propõe um regime transitório para a aposentação de professores e educadores, com vista a criar justiça no regime de aposentação |
Rejeitado |
Elimina o fator de sustentabilidade e procede à reposição da idade legal de reforma aos 65 anos |
Rejeitado |
![]() |
|
Dotar a educação de infância do enquadramento legal e das orientações pedagógicas adequadas que assegurem a desejável continuidade do processo educativo das crianças desde o seu nascimento até à idade de ingresso no ensino básico |
Aprovado |
![]() |
|
Altera o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior reforçando o funcionamento democrático das universidades e extinguindo o regime fundacional |
Rejeitado |
Altera o Decreto-Lei nº. 75/2008, de 22 de abril, “Regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensino básico e secundário” |
Rejeitado |
Cria o Programa Rede de Creches Públicas |
Rejeitado |
![]() |
|
Revoga o regime fundacional e estabelece um modelo de gestão democrática das instituições públicas de ensino superior (1.ª alteração à Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, que estabelece o regime jurídico das instituições do ensino superior) |
Rejeitado |
Reforço dos direitos dos docentes do Ensino Particular e Cooperativo procedendo à primeira alteração ao Estatuto do Ensino Particular Cooperativo de nível não superior |
Sem votação |
Atualização extraordinária das bolsas de investigação e mecanismo de atualização anual das bolsas de investigação científica (5.ª alteração à Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto) |
Rejeitado |
Revoga o regime fundacional e estabelece um modelo de gestão democrática das instituições públicas de ensino superior (1.ª alteração à Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, que estabelece o “Regime jurídico das instituições do ensino superior”) |
Rejeitado |
Gestão democrática dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário |
Rejeitado |
![]() |
|
Recomenda ao Governo que avalie e pondere a readoção de um modelo de gestão democrática dos estabelecimentos públicos dos Ensinos Básico e Secundário |
Rejeitado |
Recomenda ao Governo que defina um plano estratégico para garantir a transição digital nas escolas |
Rejeitado |
![]() |
|
Restitui os feriados civis obrigatórios eliminados |
Aprovado |
Recomenda ao Governo que defina um plano estratégico para garantir a transição digital nas escolas |
Rejeitado |
Desmaterialização de manuais e de outros materiais escolares |
Aprovado |
Consagra o princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador |
Rejeitado |
Consagra a reposição do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador e a eliminação da caducidade da contratação coletiva |
Rejeitado |