Ação Reivindicativa Carreira Docente Condições de Trabalho Iniciativas Todas as notícias
Santarém - 24 de abril

Greve dos professores no distrito de Santarém também será de celebração da Liberdade e da Democracia

21 de abril, 2023

24 de abril, no distrito de Santarém:

Primeira concentração, às 12:00, na Escola Secundária Ginestal Machado;

Concentração às 15:00 horas junto à Escola Prática de Cavalaria

 

Em 24 de abril, a greve que percorre todos os distritos do país estará em Santarém. A proximidade do dia com a data libertadora do 25 de Abril obriga a que, neste dia, também se celebre a Liberdade e a Democracia que em 1974 foram restituídas aos portugueses, com a Escola Prática de Cavalaria e o Capitão Salgueira Maia a serem protagonistas de tão importante acontecimento.

Assim, contestando o desrespeito do governo pela profissão e pela carreira docente, que ficaram bem patentes, uma vez mais, na reunião que teve lugar no ME em 20 de abril, os professores e os educadores do distrito de Santarém estarão em greve e irão concentrar-se, num primeiro momento (12:00 horas) junto à Escola Secundária Ginestal Machado para, às 15:00 horas, docentes das várias escolas se encontrarem e concentrarem no Largo junto à Escola Prática de Cavalaria de onde sairão para se voltarem a concentrar no Largo do Seminário.

Na sua intervenção em Setúbal, José Feliciano referiu que a proposta apresentada pelo ministro na reunião de ontem é até ofensiva pois, além de não corrigir e criar, até, mais assimetrias, não recupera nenhum do tempo de serviço congelado, nem extingue as vagas que bloqueiam o acesso aos 5.º e 7.º escalões. Referiu, ainda, que os professores não podem parar a sua luta e que tudo tem que estar em cima da mesa, incluindo as greves às avaliações e aos exames. Aliás, ontem na reunião com o ME, foi dito claramente ao Ministro que parar a luta só com o compromisso do início da recuperação faseada do tempo de serviço como, aliás já foi proposto. O dia simbólico para esse acordo podia até ser 6 de junho de 2023.

 

Lisboa, 22 de abril de 2023

As organizações sindicais

ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU