Nacional
Um outro Mundo é possível

Fórum Social Português

13 de novembro, 2003

No fecho desta edição do JF/Sup ultimavam-se os preparativos para a realização, na Cidade Universitária, em Lisboa, do Fórum Social Português, a decorrer entre 7 e 10 de Junho, sob o lema ?Um outro Mundo é possível?.

A FENPROF participa nesta iniciativa, levando às centenas de participantes e à opinião pública a mensagem da defesa da escola pública e democrática e de um ensino superior valorizado, capaz de responder aos desafios do progresso. 

O Fórum é um espaço de encontro e discussão plural e diverso das organizações, activistas e movimentos sociais portugueses. Os trabalhos foram abertos a todos os interessados, cidadãos que se identificam com a ?Carta de Princípios do Fórum Social Mundial de Porto Alegre? e com a ?Declaração de Coimbra?, onde decorreu a 21 de Setembro último o plenário nacional que convocaria para Junho de 2003 este 1º Fórum Social Português.

?Democracia, Cidadania, Direitos e Serviços Públicos? é um dos eixos de discussão deste 1º Fórum, que debaterá também os temas ?Trabalho, Economia, Globalização e Desenvolvimento Sustentável? e ?Defesa e Promoção da Paz, da Solidariedade e Luta contra a Guerra?.

A diversificada programação do Fórum incluiu a realização de conferências, mesas de debate e controvérsia, oficinas, pontos de encontro, tendas e bancas, animação cultural e a ?Festa da Diversidade?.

De Seattle a Florença

A ?apresentação de visões e análises sobre o estado do Mundo? é tema em destaque das conferências do Fórum, que inclui uma ?assembleia dos movimentos sociais?.

?A nossa legitimidade, bem como da iniciativa que anunciamos (Fórum de Lisboa), é a que decorre da vontade de, em conjunto, procurarmos imaginar um país que contribua para a ideia de que um outro Mundo é possível. É esta a força que, de Seattle a Génova e de Porto Alegre a Florença, mobiliza vontades em todo o planeta. É esta a razão que partilhamos e faremos crescer em Portugal?, sublinha a Declaração de Coimbra, que refere noutra passagem:

"O Fórum Social Português afirma-se "um movimento de movimentos" que se reconhecem no espírito do Fórum Social Mundial e dos Encontros Continentais que, por todo o planeta, proclamam que um outro Mundo mais pacífico, justo e solidário é não apenas necessário, mas possível".

                                                                                                                                                                                                                                     JPO