Política Educativa Carreira Docente Condições de Trabalho Negociação Iniciativas Todas as notícias
Professores em luta!

FENPROF reuniu com mais de quatrocentos quadros sindicais

30 de dezembro, 2022

Foi o arranque de uma luta que vai tornar-se mais forte já a partir de 3 de janeiro, culminando, numa primeira fase, com a Manifestação Nacional em 11 de fevereiro

 

3 de janeiro, a partir das 11:00 horas – Concentração junto ao ME

 

Como previsto, realizou-se ontem, 29 de dezembro, um plenário nacional de quadros sindicais da FENPROF e dos seus sindicatos que reuniu mais de quatro centenas de delegados e dirigentes. Foi uma importante reunião destinada a preparar as ações e as lutas previstas, para já, até 11 de fevereiro, data em que se realizará uma Manifestação Nacional de Professores e Educadores em defesa da valorização da profissão docente. 

De uma forma geral, os quadros sindicais manifestaram acordo com a apreciação da FENPROF sobre a atual situação negocial, concordaram com os dois objetivos imediatos definidos para a luta (levar o ME a abandonar as suas intenções para a revisão do regime de concursos e abrir processos negociais sobre outras matérias previstas na proposta de Protocolo Negocial entregue pela FENPROF já em agosto passado) e comprometeram-se a esclarecer e mobilizar os professores nas suas escolas para o plano de luta que a FENPROF definiu, na sequência de centenas de reuniões nas escolas com milhares de docentes, algumas das ações em convergência com um leque alargado de outras organizações.

Este plano de luta passa por: concentração junto ao ME em 3 de janeiro para entrega de abaixo-assinado contra o recrutamento por diretores ou entidades locais, que totaliza 43 000 assinaturas de docentes; reuniões sindicais nas escolas; continuação da greve ao sobretrabalho e da greve às horas extraordinárias; acampamento junto ao ME, entre 10 e 13 de janeiro, se, até dia 10, o ME não responder positivamente aos dois objetivos atrás referidos; Greve Nacional distrito a distrito entre 16 de janeiro e 8 de fevereiro; Manifestação Nacional em 11 de fevereiro. Prevê-se, ainda, sendo em breve agendados, um Dia D, de debate nas escolas, e uma Concentração junto ao ME quando for marcada a próxima reunião negocial sobre os concursos.

A FENPROF convida os/as Senhores/as Jornalistas a acompanharem a concentração do próximo dia 3 de janeiro, data em que será retomada a atividade letiva nas escolas. A ação terá início às 11:00 horas, estando pedida uma reunião aos responsáveis do ME para as 12:00 horas, na qual se pretendem entregar mais 23 000 assinaturas do abaixo-assinado que já teve uma primeira entrega de 20 000. Este abaixo-assinado, um dos maiores de sempre de professores e educadores, contando com 43 000 subscritores, recusa o recrutamento pelos diretores ou outras entidades locais e reafirma a graduação profissional como critério para o recrutamento. Exige, ainda, a negociação de soluções para outros problemas.

A ação também se destina a informar aqueles que passarem junto ao Ministério da Educação que os professores estão em luta e que contam com a sua solidariedade.

 

Lisboa, 30 de dezembro de 2022

O Secretariado Nacional da FENPROF