Política Educativa Carreira Docente Horários e Condições de Trabalho Negociação
Negociação

FENPROF reúne no dia 4 de agosto, pelas 14:00 horas, com equipa do Ministério da Educação a quem proporá a celebração de protocolo negocial no sentido da valorização da profissão docente

02 de agosto, 2022

A FENPROF reunirá na próxima quinta-feira, 4 de agosto, a partir das 14:00 horas com o Ministro da Educação e o Secretário de Estado da Educação. Esta reunião, que se realiza a pedido da FENPROF, só peca por tardia e servirá para que seja proposta ao ME a celebração de um protocolo negocial, em setembro, que aponte para o desenvolvimento de processos específicos de negociação e sua calendarização. Alguns deles deverão ter já reflexo no Orçamento do Estado para 2023.

Com este protocolo, a FENPROF pretende que sejam tomadas medidas que, conferindo atratividade à profissão docente, se orientem para dar uma resposta de fundo, consistente, à falta de professores nas escolas, um problema que o ME vem querendo resolver com medidas avulsas, de curto alcance, com prejuízo do normal funcionamento de diversas entidades, organizações e das próprias escolas.

Na reunião, serão ainda colocadas outras questões, designadamente relacionadas com mobilidade por doença, mobilidade estatutária, crédito de horas atribuído às escolas ou a época de exames que foi agora agendada para pleno mês de agosto.

A FENPROF não deixará de questionar os responsáveis do Ministério da Educação sobre a sua disponibilidade para assegurar um clima de relacionamento institucional respeitador das normas da democracia e do diálogo social que lhe é inerente, bem como de valorização das organizações sindicais representativas dos docentes.

 

O Secretariado Nacional da FENPROF