O Ministério da Educação e Ciência apresentou um projecto de revisão da estrutura curricular, posto à discussão pública, para já, até final de Janeiro.
É opinião da FENPROF que o documento apresentado não corresponde a uma verdadeira reorganização curricular, que faz falta, mas apenas à necessidade de, na rubrica orçamental “alterações curriculares”, se prever uma redução de verba no valor de 102 milhões de euros.
Assim, sendo opinião da FENPROF que a proposta não dá resposta ao que se torna necessário, seria curto ficar pela recusa sem avançar, pelo menos em alguns domínios, com alternativas.
É o que se pretende fazer, pelo que a FENPROF solicitou às associações e sociedades profissionais e científicas que façam, chegar à Federação todas as posições que, a este propósito, venham a aprovar (poderá ser enviado para fenprof@fenprof.pt). Ao mesmo tempo, foi formulado o convite para uma reunião a realizar no próximo dia 25 de Janeiro, a partir das 17 horas, na sede da FENPROF em Lisboa (Rua Fialho de Almeida, N.º 3).
Registe-se ainda que neste dia 25, pelas 12 horas, a FENPROF participará numa reunião a realizar com o MEC, da iniciativa do Ministério, tendo por objectivo o início do processo de revisão do modelo de autonomia e gestão das escolas. "Porque estas coisas se cruzam todas, será muito importante, nesse dia, para além da discussão sobre o projecto de revisão da estrutura curricular, conhecermos qual o sentido que o MEC pretende dar à gestão das escolas", destaca a Federação